Mutirão de descarte de lixo eletrônico no próximo sábado

Publicado em 16/09/2014 às 00:00

No próximo sábado, dia 20, acontece em Piraquara a 1ª Feira de Educação Ambiental, um projeto que comemora o Dia da Árvore com várias ações voltadas à preservação do meio ambiente. Entre as ações, acontece o Mutirão de Descarte de lixo eletrônico, onde os munícipes poderão levar este tipo de lixo para ser descartado de forma correta, sem agredir o meio ambiente. A Prefeitura pretende realizar este tipo de Mutirão duas vezes ao ano, para facilitar o descarte destes produtos.

Podem ser levados aparelhos de DVD, fax, som, videogame, aquecedores, ar condicionado, bateria de celular, cabos, caixas de som, carregadores, CD ROM, celular, centrais telefônicas, chapinha de cabelo, computadores e componentes, ferro de passar, fios, fontes, impressoras, máquinas fotográficas, monitores, pen drives, TVs.

A Prefeitura Municipal esclarece que não se trata de uma campanha de coleta permanente de lixo eletrônico, mas sim, um evento pontual, uma vez que a Política Nacional de Resíduos Sólidos, Lei Federal 12.305/2010, institui a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos. Cada componente da cadeia de consumo tem sua parcela de participação: os consumidores devem devolver o produto usado em pontos determinados pelos comerciantes, que devem receber e armazenar o material em local adequado. Aos distribuidores e indústria cabe coletar e destinar corretamente esse material.

Esta responsabilidade compartilhada define que os resíduos da logística reversa (eletroeletrônicos, pneus, lâmpadas fluorescentes, de vapor de sódio e mercúrio e luz de mista, pilhas e baterias, óleos lubrificantes) não podem ser coletados e destinados pelo poder público. O poder público deve articular a logística desse sistema e fiscalizar o seu correto funcionamento.

Portanto, é uma data importante para que as pessoas aproveitem para descartar se tiverem estes objetos em casa. O próximo mutirão deve acontecer em 2015.

Veja aqui a programação completa do Dia da Árvore.