Mudanças climáticas

Publicado em 25/03/2021 às 00:00

As mudanças climáticas vêm causando uma crise múltipla na medida em que afetam os recursos naturais e o meio ambiente. Mas também produzem um impacto econômico que ainda não pode ser quantificado.

Em 16 de março, de 1998, se abriu o processo de reconhecimento ao Protocolo de Kyoto, tratado internacional articulado para levar países desenvolvidos a reduzir suas emissões de gases do efeito estufa, especialmente CO2. Em 2011, foi estabelecido pela Lei nº 12.533/2011 o Dia Nacional da Conscientização sobre Mudanças Climáticas, para viabilizar debates e mobilizações em torno de alternativas mais sustentáveis para as mais diversas áreas.

Os resultados das mudanças climáticas na natureza geram consequências nas relações sociais, nos níveis populacionais, no estoque de alimentos, em novas doenças e expansão de algumas antigas, nos deslocamentos ambientais, enfim em temas que dificilmente seriam objeto de regulação.

Quase todas as atividades humanas resultam no lançamento de gases de efeito estufa, dos equipamentos de refrigeração e climatização, por exemplo, lançam hidrofluorcarbonetos (HFCs), o uso de combustíveis fósseis, como o diesel, acarreta na liberação de dióxido de carbono (CO2), a queimada feita no fundo do terreno que também libera uma quantidade significativa de CO2 e o desmatamento, que além de liberar gases destrói grande parte de mata que auxilia na remoção de CO2.

Não se pode mais classificar os episódios climáticos extremos como meros “acasos naturais”, quando já se sabe que o seu agravamento é fruto sim da intervenção humana na natureza, implicando um risco existencial de proporções catastróficas, caso não seja alterado o quadro atual de degradação do ambiente.

O acúmulo desses gases poluentes na atmosfera causa o aumento da temperatura média terrestre e é denominado aquecimento global, que causa uma série de alterações no planeta, por isso, é considerado um problema ambiental urgente e com graves consequências para a humanidade. Os gases poluentes formam uma espécie de “cobertor” em torno do planeta e impede que a radiação solar, refletida pela superfície em forma de calor se dissipe para o espaço.

Principais alterações no planeta causadas pelo aquecimento global:

Mudança da composição da flora e fauna em todo planeta;

• Derretimento de grandes massas de gelo das regiões polares, ocasionando o aumento do nível do mar isso poderá levar a submersão de cidades litorâneas, forçando a migração de pessoas;
  • Aumento nos casos de desastres naturais como inundações, tempestade e furações;
  • Extinção de espécies;
  • Desertificação de áreas naturais;
  • Secas mais frequentes.

Dicas de Vídeos:

O texto foi elaborado pela equipe do Departamento de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a ação é alusiva ao Dia Mundial das Florestas, comemorado no dia 21 de março e ao Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março. O objetivo é proporcionar a reflexão sobre temas importante para a atualidade, que possam contribuir com a mudança de hábitos da população e que impactam diretamente no cotidiano das cidades.