Mostra de Teatro fecha o calendário cultural de Piraquara em 2015

Publicado em 21/12/2015 às 00:00

Na última semana aconteceu em Piraquara a 2ª Mostra de Teatro, desta vez com a peça Natal de Dimdim encenada por 80 atores, alunos da Oficina de Teatro oferecida pela Prefeitura por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer. O evento tem como finalidade incentivar a prática e procura da cultura no município, nestes dias a Mostra reuniu um grande número de expectadores encantados pela arte.

Ao todo foram seis apresentações, realizadas do dia 14 à 18 de dezembro, entre os participantes estão crianças, adolescentes e adultos, que aproveitaram para colocar em prática o que aprenderam e ensaiaram durante o período de aulas. “Eu nunca tinha feito teatro, então pra mim foi uma gratidão, um grande aprendizado, não só na parte teatral em si, mas para a minha vida. A arte me mostrou a felicidade e ensinou a perder a vergonha em muitas coisas do cotidiano, é incrível como isso pode mudar a vida das pessoas!”, completou Danilo Castagno da Silva, aluno da Oficina.

Professor Fabiano presta homenagem à autora da Peça Helena Cristina (Foto: Sérgio Pinheiro)

Na noite de quinta-feira (17), a Mostra recebeu uma espectadora especial, Helena Cristina Arant Martins, autora do texto usado para criar a peça, prestigiou os alunos e viu sua obra sendo encenada pela primeira vez. “Quando eu escrevi essa peça eu trabalhava, e ainda trabalho, com crianças que vivem em abrigos, na época eu conheci o Fabiano, eu tinha pequenas histórias e ele me ensinou a transformar meus pequenos textos em peças. Então é gratificante ver pela primeira vez uma obra minha sendo encenada, no palco com a coordenação dele, foi a motivação que eu precisava pra engatilhar um projeto futuro”, acrescentou a autora.

As apresentações que fazem parte das comemorações de final de ano do município, foram realizadas na Sede da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, mesmo local onde os alunos se reúnem para as aulas com a orientação do Professor Fabiano Amorim, que são gratuitas para toda a população.

“Neste ano conseguimos montar a peça com seis elencos diferentes, dois elencos de crianças, um de adolescentes, um de adultos e dois com alunos do CAPS. Com essas seis estreias o município protagonizou uma semana de efervecencia cultural, e fechamos o ano com chave de ouro com essa conquista da Oficina de Teatro.”, finalizou Fabiano Amorim, professor da Oficina de Teatro da Prefeitura de Piraquara.

Confira as imagens.