Ministério da Saúde informa o desabastecimento da vacina pentavalente em todo o país

Publicado em 17/12/2019 às 00:00

A Nota Informativa no 190/2019-CGNI/DEIDT/SVS do Ministério da Saúde, emitida em 21 de agosto, informa o desabastecimento da vacina Pentavalente, em todo o país. Desde 11/07/2019, a Prefeitura de Piraquara não recebe vacina e ainda não há previsão de chegada.

Informamos que a aquisição das vacinas é de responsabilidade do Governo Federal, e a suspensão do fornecimento ocorreu por conta de reprovação de um lote no teste de qualidade feito pela ANVISA.

A vacina de pentavalente é a combinação de cinco vacinas individuais em apenas uma (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e contra a bactéria haemophilus influenza tipo B, responsável por infecções no nariz, meninge e na garganta). Desde 2012, o Programa Nacional de Imunizações (PNI), oferta a vacina pentavalente na rotina do Calendário Nacional de Vacinação e as crianças devem receber três doses da vacina: aos 2, aos 4 e aos 6 meses de vida. Mas a vacinação de pentavalente pode ser realizada até os 6 anos, 11 meses e 29 dias.

O Ministério da Saúde reforça que não há situação de emergência no país para as doenças cobertas pela pentavalente. Portanto, a Secretaria Municipal de Saúde de Piraquara solicita aos pais, que em caso de dúvidas, busquem as unidades de saúde para receberem orientações e fiquem atentos para o chamamento assim que regularizado o abastecimento.a