Maio amarelo foi de conscientização sobre o trânsito em Piraquara

Publicado em 31/05/2017 às 00:00

O Maio Amarelo, movimento instituído com o objetivo de chamar a atenção da sociedade sobre o alto índice de acidentes e vítimas no trânsito em todo o mundo, foi celebrado com diferentes ações em Piraquara. Prefeitura, Detran, Batalhão de Polícia de Guarda – BPGd e o Centro de Atividades Pedagógicas Vila da Cidadania desenvolveram diversas atividades de conscientização durante todo o mês.

Com o lema “Piraquara pela Vida” a mensagem da campanha foi transmitida no município por meio de ações com os alunos da rede municipal de ensino, blitz educativas, sinalização da campanha com faixas, distribuição de materiais, além da publicação de conteúdos no site oficial e redes sociais da prefeitura, entre outros veículos de comunicação.

O Batalhão de Polícia de Guarda – BPGd e a Secretaria Municipal de Educação organizaram um cronograma de visitas em todas as escolas municipais. Os policiais conversaram com os alunos e abordaram assuntos preventivos como o uso do cinto de segurança, cadeirinha, utilização correta da faixa de pedestres e travessia elevada, além dos riscos de embriagues e alta velocidade no volante.

Em parceria com Departamento de Estradas de Rodagem – DER, durante todo o mês, mais de 800 alunos da rede municipal visitaram a Escola Prática Educativa de Trânsito, em Curitiba. Os estudantes participaram de atividades em sala de aula, assistiram a uma peça teatral e simularam situações de rua em aula prática, orientados por instrutores policiais militares rodoviários estaduais.

Nesta última semana foi realizada uma “Blitz Educativa” na Avenida Getúlio Vargas, no Centro. Cerca de 280 alunos de diferentes escolas municipais, acompanhados pela Polícia Militar e a equipe do Detran Piraquara, abordaram os motoristas e distribuíram materiais informativos e educativos. Durante toda a segunda feira (29) as crianças se revezaram na conscientização dos motoristas.

Piraquara pela vida

Os preparativos tiveram início ainda nos mês de abril com uma reunião entre os representantes, Professor Lucio Ferracin, Coordenador do Centro de Atividades Pedagógicas Vila da Cidadania, Professora Ana Elisabete Mazon Tesserolli, Primeira Dama de Piraquara, Carla Juliane Vilar, Secretária Municipal de Educação, Juçara Mister Ribeiro, Coordenadora de Programas Educativos de Trânsito do Detran-PR, Iraci Izabel Rocha, Noedy Bertazzi e Fabiano Xisto Correia, Detran -PR, Kelvin Toniazzo, Detran Piraquara, Jessica Coutinho e Juliane Mansano, BPGd.

Foram estabelecidas as metas e a participação de cada parceiro na mobilização. O objetivo para os próximos anos é ampliar e intensificar as ações envolvendo mais parceiros de diferentes segmentos da sociedade piraquarense.