Jardim Esmeralda recebe academia ao ar livre

Publicado em 18/09/2015 às 00:00

O bairro Jardim Esmeralda recebeu, nos últimos meses, obras de preparação de base, instalação de guias de meio fio, construção de galerias de águas pluviais, aplicação do pavimento em antipó, instalação de placas de sinalização de ruas e de trânsito, além de melhorias na iluminação. Nesta semana, a instalação da décima sexta academia ao ar livre do município complementa a revitalização. As melhorias já eram reivindicações antigas dos moradores, que agora estão satisfeitos e felizes com as mudanças em seu bairro.

Maria da Luz Ferreira Lacerda, moradora do bairro há 36 anos, diz que "essa academia já é um pedido de quatro anos, e de tanto reivindicar agora veio, mas é preciso que cuidem, que não estraguem, pois isso tudo precisa de verba". Sobre a situação geral do bairro, ela afirma: "agora está melhor, ainda não está como é para ficar, mas já foram feitas bastante coisas, onde havia alagamento foi colocada manilha, não está alagando mais, e estamos ficando bem".

Os moradores da vizinhança já estão utilizando a academia diariamente. depois da caminhada, os grupos complementam os exercícios nos aparelhos. Além dos exercícios, o local se tornou um ponto de encontro para as conversas das amigas. Para Maria Leoni dos Santos, moradora do bairro há 10 anos, "está muito bom, ficou muito linda nossa vila, ficou muito gostosa, agora nós temos a nossa academia para vir de manhã ou à tarde, estamos felizes. Nossa vila estava feia, estávamos esperando por isso há muitos anos, e agora está muito bonito, muito bom". A instalação da academia também deixa a vizinha feliz: "nós fazemos a caminhada e depois vimos aqui de manhã ou à noite, em horário mais fresco, todo mundo adorou, estamos muito contentes com a nossa academia, com a nossa vila, com a nossa rua, está muito bom", diz Maria Leoni. Catarina Januário Pifânio, moradora do bairro há 35 anos, com orgulho fala que "antes era ruim, era cheio de buracos, mato, capim, mas agora ficou bom, ficou bonita nossa vila".

Para o prefeito as obras representam a valorização da região, mas especialmente a valorização dos moradores do Jardim Esmeralda. "Marcus Maurício de Souza Tesserolli, prefeito de Piraquara, diz: o Jardim Esmeralda é um bairro com uma identidade diferente, é um bairro pequeno, com pessoas que estão aqui há muito tempo e que tiveram paciência de esperar. A gente fez uma ação diferenciada, fizemos antipó, meio-fio e agora estamos dando estes pequenos retoques, estes cuidados, porque os moradores do Jardim Esmeralda assim o merecem", declara.

Academia ao ar livre

O kit é composto por dez equipamentos: multi exercitador conjugado, simulador de cavalgada triplo, pressão de pernas, simulador de caminhada, esqui triplo, rotação vertical, rotação diagonal, alongador, surf duplo e remada sentada.

As academias são uma opção gratuita para lazer e exercícios e têm como prioridade atender a demanda da Melhor Idade no Centro e nos bairros.

Veja aqui as fotos da nova academia.

Assista à reportagem da TV Piraquara sobre o local.