Inscrições abertas para a Oficina de Poesia "Mulher em Verso"

Publicado em 13/02/2017 às 00:00

Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 08 de março, a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de Piraquara abriu inscrições para a Oficina de Poesia “Mulher em Verso”. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas até às 17h do dia 21 de fevereiro, na sede da secretaria, Avenida Getúlio Vargas, Nº 535, Centro.

O objetivo da oficina é estimular a criação de textos poéticos sobre o tema, além da produção de poemas que contenham em seu conteúdo a situação da mulher “ontem e hoje”. Todos os textos produzidos serão apresentados no Sarau de Poesia e Música, que será realizado no dia 10 de março no Teatro Municipal Heloína Ribeiro de Souza.

Mais informações: 3590-3600.

Local de realização:

primeiro e o segundo encontro serão realizados na Sede da Secretaria de Cultura. O terceiro e o quarto encontro serão realizados no Teatro Heloína Ribeiro de Souza, Rua Vitório Scarante, nº102, Centro.

Objetivo:

• Promover o estímulo à criação de texto poético;
  • Produzir poemas que tragam em seu conteúdo a situação da mulher ontem e hoje.

Ementa:

A oficina compreende a criação de poemas, tendo como base a temática da mulher: alegrias, dores, desafios, conquistas, bem como a memória e experiência de cada participante sobre o ser mulher; partindo da rememoração de vivências, de histórias ouvidas, da leitura de alguns poemas e contos breves, e da audição de canções que versam sobre o tema mulher; Trata de um exercício de construção de texto poético, terminando na apresentação dos poemas produzidos no Sarau de Poesia e Música a ser realizado no dia 10 de março no Teatro Heloína Ribeiro.

Orientadores

Fabiano Amorim – Ator e Diretor de teatro

Adélia Maria Woellner – Poetisa e Escritora

Regina Almeida – Professora Teoria Literária

Estrutura da oficina:

1º encontro: 15/02/2017 – das 18h às 20h – com Regina Almeida

Estabelecer a integração e o diálogo entre os participantes. Leitura analítica e interpretativa, descobrindo os elementos peculiares da linguagem poética. De verso em verso a descrição da mulher em ação, sua história de luta e resistência.

2º encontro: 22/02/2017 – das 18h às 20h - com  Adélia Maria Woellner

-  uma experiência criativa com o mundo das palavras. A partir de estímulos proporcionados pela poetisa Adélia, os participantes exercitarão as palavras pensadas e as emoções sentidas, montando, desmontando e remontando os vocábulos de forma inventiva, produzindo descobertas surpreendentes entre as pinceladas conceituais e o sentimento poético.

3º encontro: 29/02/2017 - das 18h às 20h – com Fabiano Amorim

Leitura dramática, consciência vocal e corporal. Numa brincadeira entre a sensibilidade e a técnica da declamação a mensagem poética vai sendo versada, encenada e  transmitida como arte criativa.

4º encontro: 10/03/2017 – às 19h

- apresentação dos poemas  no Sarau de Poesia e Música – Teatro Heloína Ribeiro de Souza