III Seminário de Linguagens Artísticas e Corporais reúne experiências em Piraquara

Publicado em 26/11/2015 às 00:00

A Secretaria Municipal de Educação realizou nos dias 18 e 19 de outubro o III Seminário Municipal de Linguagens Artísticas e Corporais, com o objetivo de socializar as práticas pedagógicas relacionadas às linguagens artísticas e corporais, assim como valorizar e avaliar as práticas dos profissionais das instituições de ensino de Piraquara. Após a abertura do Seminário e a exibição de um vídeo com as atividades desenvolvidas nas Escolas, os participantes tiveram a  oportunidade de assistir uma palestra com o Dr. Guilherme Gabriel B. Romanelli, professor da Universidade Federal do Paraná, que teve como tema 'A construção da autonomia do sujeito diante do mundo sonoro e musical'.

No Seminário, os professores e equipes diretivas das escolas e Centros Municipais de Educação Infantil tiveram a oportunidade de apresentar as práticas desenvolvidas nas instituições municipais, a partir do trabalho realizado nas áreas do conhecimento de Artes e Educação Física. Todos estes trabalhos são pensados e elaborados a partir de orientações prévias e em consonância com a Proposta Pedagógica Municipal.

Para a Secretária Municipal de Educação, Loireci Dalmolim de Oliveira, “mostrar esse trabalho significa mostrar o resultado do trabalho de todos nós, profissionais da educação. Não fazemos nada para ficar escondido, devemos mostrar e compartilhar o trabalho para que se tenha clareza que estamos desempenhando nosso papel”, diz. Ela ainda reforçou a importância do trabalho das profissionais que estão diretamente com os alunos: “as ideias só funcionam se quem está lá na escola tem vontade de realizar”. Sobre os sentidos, ela fala que “o ser humano precisa ser olhado em seus gestos durante toda a vida, não só enquanto é uma criança pequena, pois o corpo mostra como a pessoa está”. E finaliza: “o fortalecimento da educação depende do esforço de todos nós”.

“Apresentamos diferentes formas de ver e explicar os mundos que nos rodeiam. Mas, na pequena infância, os movimentos do corpo são os primeiros recursos de expressão e comunicação. São as ferramentas que a criança utiliza para brincar e construir uma cultura infantil.”

Marynelma Camargo Garanhani

Veja aqui as fotos do evento.