II Semana Municipal de Incentivo à Doação de Sangue e Medula Óssea sensibilizou a comunidade

Publicado em 29/09/2015 às 00:00

Entre os dias 21 e 25 de setembro Piraquara viveu um momento de sensibilização durante a II Semana Municipal de Incentivo a Doação de Sangue e Medula Óssea. Instituída por meio da Lei Gustavo Rosa Calonga, com o objetivo de incentivar a doação de sangue e o cadastro de medula, a semana mobilizou a comunidade piraquarense.

A programação teve início com palestras em Colégios Estaduais. No dia 21 no Romário Martins, no dia 22 no Ivanete Martins de Souza e no dia 23 no João Batista Vera. Profissionais da saúde orientaram e esclareceram dúvidas dos estudantes referentes à doação de sangue, Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea – REDOME, leucemia, entre outros assuntos.

Na quinta feira (24) ocorreu a coleta de sangue e a realização do cadastro de doadores de medula óssea na unidade móvel do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná - HEMEPAR. A adesão da comunidade foi tão grande que o ônibus realizou todas as coletas possíveis de acordo com a sua capacidade. Além da doação de sangue também foi realizado um bom número de cadastro de doadores.

Suzana Grazezowski aproveitou a passagem da unidade móvel pelo o município e doou sangue. “A doação de sangue pode salvar muitas vidas. Eu já estava com a intenção de doar, mas o fato de ser um pouco longe dificultava. Hoje sai para fazer uma caminhada e aproveitei para doar sangue”, destacou.

O Prefeito de Piraquara, Marcus Tesserolli, o Marquinhos, acompanhou as doações e destacou a realização da semana. “Quero agradecer a grande adesão dos piraquarenses que esgotaram as senhas para doar e fazer o cadastro. A semana é algo inédito em Curitiba e região metropolitana e serve de exemplo para que outras cidades criem mobilizações parecidas”, enfatizou.

encerramento da semana ocorreu na Câmara Municipal de Piraquara, com a apresentação de um teatro com o tema leucemia e orientações sobre a importância da doação de sangue e medula óssea. Em um momento de bastante emoção, a convidada Virgínia Magalhães explanou sobre experiência vivida no tratamento de sua filha e a importância do cadastro de doadores e a disposição das pessoas em doar.

As ações foram organizadas pela Secretaria Municipal de Saúde com a parceria do Hemepar e da família do Gustavo Calonga. “A semana tem uma importância muito grande para chamar a atenção da população sobre a importância da doação de sangue e do cadastro de doadores de medula. O grande objetivo é sensibilizar as pessoas, que com um gesto simples podem salvar vidas”, explicou a Secretária de Saúde, Maristela Zanella.

Lei Gustavo Rosa Calonga

A Lei Gustavo Rosa Calonga instituiu em Piraquara a Semana Municipal de Incentivo à Doação de Sangue e Medula Óssea, com o objetivo de esclarecer e conscientizar as pessoas sobre a leucemia, além de incentivar a doação de sangue e o cadastro de medula. O projeto de autoria do Vereador Ernani Winter foi aprovado por unanimidade na Câmara Municipal em 2014 e sancionado pelo Prefeito, Marcus Tesserolli, o Marquinhos.

O nome da lei foi escolhido em homenagem ao jovem piraquarense, Gustavo Rosa Calonga, que faleceu aos 11 anos em abril de 2014 por falta de um doador compatível de medula óssea. As ações ocorrem sempre no mês de setembro, na semana em que era comemorado o aniversário do Gustavo. A família auxiliou na organização e acompanhou de perto as ações realizadas. “Além de ser uma homenagem a memória do nosso filho Gustavo esse trabalho tem o objetivo de trazer conforto e alento para outras famílias que estão vivendo ou vão viver o momento difícil que nós passamos”, explicou Marcos Calonga, pai do Gustavo Calonga.