II Encontro da Montanha foi realizado em Piraquara com diferentes palestras

Publicado em 01/11/2019 às 00:00

Foi realizado no último sábado, dia 26 de outubro, no auditório do Complexo Administrativo Vila da Cidadania, o II Encontro da Montanha de Piraquara. Promovido pelo Departamento de Turismo em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o evento foi aberto ao público em geral com temas relacionados ao montanhismo, boas práticas e cuidados em meio à natureza, prevenção de acidentes, além da história da modalidade no Paraná.

O encontrou ocorreu durante todo o dia com a participação de grandes nomes do Montanhismo Paranaense, entre eles Henrique Paulo Schimidlin, o Vitamina, lenda viva da prática e Cidadão Benemérito do Paraná, por sua luta na preservação do patrimônio natural do Estado. Ele contou sobre sua experiência e o desenvolvimento do montanhismo no Paraná e no Brasil.

A Piraquarense Carin Marchiorato, atual campeã Gaúcha de Boulder e primeira mulher a quebrar a barreira do V10 (escalada de dificuldade em Boulder) feminino no Brasil também foi uma das palestrantes. Carin é escaladora há 15 anos, professora de geografia e apaixonada por esportes ao ar livre. Atua no forte desenvolvimento da escalada em rocha na cidade de Caxias do Sul e demais regiões da Serra Gaúcha.

Já o Biólogo da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Leonardo Pereira dos Santos, fez uma palestra sobre prevenção de acidentes com animais peçonhentos e transmissores de doenças. Ele ainda apresentou o exemplar de uma cobra para os participantes.

O evento contou também com as palestras de Rafael Gava, da Brigada Voluntária FEPAM - Federação Paranaense de Montanhismo, Getulio Rainer Vogetta, montanhista, caminhante e praticante de esportes de aventura desde 1987, que falou sobre Orientação e Navegação Terrestre, e do Soldado Luiz Gustava Martinez Cesario, do Grupo de Operações de Socorro Tático - GOST, que fez uma explanação sobre Busca e Salvamento em Áreas Remotas.

ATIVIDADES NAS ESCOLAS

Durante duas semanas que antecederam o encontro, servidores do Departamento de Turismo, Bruno Kaefer, e da Secretaria de Meio Ambiente, Erivelton Adriano de Freitas, visitaram 11 escolas municipais para falar sobre montanhismo. Cerca de 700 alunos foram contemplados com as palestras sobre a história do montanhismo, características da prática, desenvolvimento da modalidade em Piraquara, além de instruções de segurança e prevenção.