I Encontro sobre Mudanças Climáticas foi realizado em Piraquara

Publicado em 27/03/2023 às 00:00

Na última quinta-feira, dia 23 de março, a Prefeitura de Piraquara, por meio da Secretaria de Meio Ambiente realizou o I Encontro Sobre Mudanças Climáticas, com o tema: Acesso à Moradia e Prevenção de enchentes, no auditório da Câmara Municipal. O evento, alusivo ao Dia Nacional da Conscientização Sobre Mudanças Climáticas, reuniu autoridades da esfera pública municipal em mesas redondas e palestras ao longo do dia, contabilizando um público total estimado em 90 pessoas.

A Agenda 2030, que já havia sido tema da VI Conferência de Meio Ambiente realizada em 2021, foi mais uma vez destaque no evento. O tema do encontro compreendeu além da Ação Contra a Mudança Global do Clima, a erradicação da pobreza, saúde e bem-estar, água potável e saneamento, redução das desigualdades, cidades e comunidades sustentáveis, consumo e produção responsáveis e parcerias e meios de implementação.

O Prefeito, Josimar Froés, abriu o evento expondo um panorama geral de inquietações causadas pelo tema em questão e possíveis estratégias para resolução dos problemas abordados.

A 1ª mesa redonda foi composta por conselheiros municipais que debateram ativamente o tópico em questão; e a 2ª pelos secretários municipais de Meio Ambiente, Cristina Galerani, Assistência Social, Cintia Aparecida Batista e Desenvolvimento Urbano, Tiago Alves, além do Superintendente e Coordenador Municipal de Defesa Civil, Marcelo Alcine, que apresentaram dados de suas respectivas pastas pertinentes às questões de moradia e prevenção de calamidades públicas decorrentes de mudanças climáticas.

O professor do departamento de Ciências Florestais da UFPR, Maurício Balensiefer, apresentou ideias viáveis e que representam possíveis soluções para evitar eventos climáticos extremos. O Promotor de Justiça da 3ª Comarca de Piraquara, Diogo Cesar Porto Silva, encerrou o encontro com uma palestra sobre compensação financeira e orçamento municipal, que estimulou a reflexão e o debate, cobrando ações imediatas de órgãos responsáveis.

Também estiveram presentes no evento, os vereadores Guanair, Marcelinho da Saúde, Eugênio, Josmar Claro, Professor Gilmar, Professor Pedro e a Secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Ana Mazon de Souza Tesserolli.