Governo autoriza o início das obras de duplicação da Rodovia João Leopoldo Jacomel

Publicado em 30/06/2014 às 00:00

O secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, assinou no último sábado (28), em Piraquara, a ordem de serviço para o início das obras de duplicação da Rodovia João Leopoldo Jacomel – PR 415. O evento realizado na Câmara Municipal, ainda contou com a participação dos prefeitos de Piraquara, Marcus Tesserolli, e de Pinhais, Luizão Goulart, além de autoridades e comunidade dos dois municípios.

A duplicação vai compreender um trecho de 14 quilômetros, entre Curitiba, Pinhais e Piraquara em um investimento de R$ 145,5 milhões. A empresa responsável pela execução da obra é a Construtora Triunfo AS, e o prazo para o término é no final de 2015, de acordo com o governo estadual. “A duplicação significa mais segurança e mobilidade para os municípios da região e, sendo assim, mais desenvolvimento”, destacou José Richa Filho.

Para o Prefeito Marcus Tesserolli, a duplicação vai representar uma nova fase para Piraquara (Foto: Bruno Oliveira)

Para o Prefeito Marcus Tesserolli, a tão aguardada duplicação vai representar uma nova fase para o município. “Além de proporcionar mais comodidade para a nossa população que há anos sofre com o trânsito intenso, a duplicação vai abrir novas portas para o município em termos de desenvolvimento”, ressaltou Marquinhos, que ainda lembrou do esforço do Rotary e da Fetiep, e dos demais envolvidos para que a duplicação se tornasse realidade.

De acordo com o Prefeito de Pinhais, Luizão Goulart, a duplicação vai resolver um problema da região. “A obra deixou de ser uma reivindicação e se tornou um clamor da população. Teremos redução do número de acidentes e maior facilidade de acesso e, com isso, mais desenvolvimento”, destacou Luizão.

Também participaram da solenidade o presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Valdir Rossoni,o líder do Governo da Assembleia, deputado Ademar Traiano, os deputados estaduais Stephanes Junior, Rasca Rodrigues e Gilberto Ribeiro, o representante do Rotary e Movimento Duplicação Já, Samir Smaka Ivanoski, vereadores de Piraquara e Pinhais, além da comunidade.

OBRA

No primeiro trecho, entre o Rio Atuba e o Carrefour Pinhais (divisa Curitiba-Pinhais), será implantada mais uma faixa de circulação em cada lado da Avenida João Leopoldo Jacomel, ao longo de quase quatro quilômetros. Com as novas faixas, o trecho ficará com seis pistas, três de cada lado. Também serão construídas ciclovias e calçadas. A nova faixa será prioritária para os ônibus e usada também para conversões.

A Prefeitura de Piraquara acompanhou desde o início toda a elaboração do projeto de duplicação da rodovia. O projeto que a princípio previa apenas uma passarela, e seis pistas somente no trecho até o Carrefour em Pinhais, foi alterado após consultas e reuniões com a Prefeitura de Piraquara.

Ficou definido que o segundo trecho também terá seis faixas de circulação, quatro a mais que atualmente. A terceira faixa dará preferência também aos ônibus e às conversões dos veículos. Serão construídos ainda pontos de retorno, viaduto, passarelas, ciclovias e calçadas, além da implantação de iluminação central.

Foto: Bruno Oliveira

Confira as fotos