Gestores de 20 municípios participaram do IV Fórum de Cidades Digitais da RMC em Piraquara

Publicado em 21/02/2020 às 00:00

Prefeitos e gestores de 20 municípios participaram nesta quinta-feira, dia 20 de fevereiro, em Piraquara, do IV Fórum de Cidades Digitais da Região Metropolitana de Curitiba, promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura de Piraquara. Eles destacaram a necessidade de um investimento maior em tecnologia para impulsionar o desenvolvimento das cidades no entorno da capital, favorecendo a construção de uma metrópole inteligente.

Piraquara foi destacada em razão dos investimentos feitos em tecnologia como a plataforma 1Doc, por exemplo, que otimiza a gestão das demandas enviadas pela população, implantação do sistema informatizado de gestão da saúde, modernização da administração por meio do PMAT, nova iluminação pública de led em vias e espaços públicos, georreferenciamento, implantação de fibra óptica interligando todos os prédios públicos, entre outras ações.

Durante a abertura, o Prefeito Marcus Tesserolli, o Marquinhos, destacou a importância da discussão e troca de experiências no serviço público proporcionada pelo evento. “Esse Fórum de Cidades Digitais, que é fundamental, nos ajuda como forma de capacitar, trazer ferramentas para que nós possamos entregar lá na ponta obras e um serviço cada vez melhor para o cidadão da nossa cidade”, enfatizou.

O Presidente da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba - Comec, Gilson Santos, comentou sobre a inclusão da questão das cidades digitais e inteligentes no novo plano diretor que será implantado a partir deste ano. “Essa semana estamos recebendo o terceiro orçamento, um investimento do Governo do Estado na ordem de R$12 milhões que realmente será um novo pensar para a região metropolitana”.

O Prefeito de Fazenda Rio Grande e Presidente da ASSOMEC, Márcio Wozniack, e o Prefeito de Tijucas do Sul, Antônio Cézar Matuscheski, também participaram do fórum e apresentaram cases de sucesso em seus municípios. O Prefeito de Campina Grande do Sul, Bihl Zanetti, e a Prefeita de Arapoti, Nerilda Aparecida Penna, também tiveram ações reconhecidas por meio do Prêmio Prefeito Inovador.

O evento foi realizado durante todo o dia no Teatro Municipal Heloína Ribeiro de Souza, onde os participantes puderam conhecer e aproveitar a estrutura do parque das Águas Jacob Simião.

Confira mais detalhes no site da Rede Cidade Digital