Fundação Weiss-Scarpa negocia construção de centro profissionalizante no Guarituba

Publicado em 19/05/2014 às 00:00

No último dia 14 estiveram em Piraquara o Bispo da Diocese de São José dos Pinhais, Dom Francisco Carlos Bach, o Padre Aleixo W. de Souza, coordenador diocesano, e o Padre Antônio Carlos Zago, presidente da Fundação Weiss-Scarpa, em reunião com o prefeito Marcus Tesserolli para conversar sobre a construção de um novo centro profissionalizante no município, na região do Guarituba, voltado para o público jovem. A fase agora é de regularização, junto ao Estado, do terreno onde será construído o Centro, através de uma subdivisão, já que na mesma região o Estado deve instalar uma nova escola estadual. Para o prefeito Marquinhos, “uma escola profissionalizante naquela região será ganho para os jovens, que precisam de incentivos profissionais”.

O Pe. Zago explica que “a fundação já atende muitos alunos desta região na sede de Pinhais, mas aqui teremos um Centro com o dobro de espaço físico, podendo atender muito mais”. Durante o encontro, a equipe da Fundação pediu apoio da Prefeitura quanto a questões de infraestrutura no entorno do local, como manutenção de rua, iluminação e segurança. Pe. Zago afirma que “a intenção é estar com o Centro funcionando até 2016 e para isso esperamos começar a construção até o final deste ano”. Os cursos serão realizados através de parcerias com o SESI, SENAI, SENAC, empresas, indústrias e a Prefeitura. Foi conversado ainda sobre a possibilidade de construção de uma Igreja Matriz no Guarituba. O terreno deve ser adequado conforme as especificidades da região.

Estavam também presentes na reunião Geraldo Almeida, Ana Seleme, Rosa M. R. Heilderberger e Marcelo Alcine, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo.

Fundação Weiss-Scarpa

A Fundação Weiss Scarpa foi fundada no ano de 1988, com o intuito de atender adolescentes, jovens e adultos em situação vulnerabilidade ou risco pessoal e social do Município de Pinhais no Estado do Paraná. Iniciou suas atividades com a fundação da Creche Cruz de Malta por meio da qual prestou atendimento a cerca de 2500 crianças de 0 a 6 anos.

Posteriormente, criou o Lar de Idosos Adelaide Weiss com o objetivo de acolher pessoas idosas e, desde então, atende cerca de 40 idosos mensalmente. Em 2003, em parceira com a entidade Ação Social Família Camiliana implantou o Centro de Educação Profissional que até o presente momento já qualificou aproximadamente 6000 alunos.

Veja aqui o álbum de fotos da reunião.