Formação de Dança Circular para professores de Artes e Educação Física

Publicado em 11/09/2013 às 00:00

A Secretaria Municipal de Educação realizou nesta quarta (11) uma oficina integrada, com professores de Artes e de Educação Física, sobre Danças Circulares. A formação foi organizada pelas coordenadoras pedagógicas da Secretaria, Marise Lecheta Venske (Artes) e Sandra Mara Kuchnir da Silva (Educação Física), e ministrada pela professora de Dança Circular, Ana Paula Jacomel. O objetivo é que os professores conheçam músicas e danças tradicionais dos povos e a simbologia dos movimentos, para trabalhar em sala de aula. A formação atende aos conteúdos da linguagem da dança apresentados na proposta curricular municipal, descritos nas áreas de Artes e Educação Física.

Marise explica que a formação deve sensibilizar e oportunizar ao professor o acesso à prática da Dança Circular para encaminhar com seu grupo de alunos. “Essa dança é mostrada como linguagem para a ampliação das práticas corporais, e como forma e relação com os elementos da dança: corpo, espaço e tempo”, diz a coordenadora. A oficina foi dividida em quatro eixos: apreciação de danças para conhecer as músicas e danças tradicionais, resgatando as “Danças Circulares dos Povos”; práticas das danças para aprender os passos e a simbologia dos movimentos; produção coletiva de uma coreografia envolvendo os conhecimentos apreendidos e apresentação ao grupo; perceber e registrar através de representação pictórica, escrita ou oral os movimentos, os elementos com relação ao corpo, espaço e tempo que se destacam nas danças. “Para esta formação escolhemos um repertório bem misto, algumas brincadeiras infantis, algumas Danças Circulares, para que as professoras tenham a oportunidade de colocar isso na sala de aula com as crianças de uma forma bem leve, e para que elas possam perceber como é fácil entrar nesse movimento da dança e passar essa vontade de dançar para as crianças”, conta a professora Ana Paula.

Para os professores participantes, a formação reflete diretamente no trabalho em sala de aula: “a formação serve para engrandecer a Educação Física, e para mostrar que a dança vai além do que eles imaginam. Aprendemos também de que maneira trabalhar esse conteúdo com cada ano de maneira que os alunos gostem”, declara Claudia Maria de Jesus, professora de Educação Física.

Danças Circulares

As Danças Circulares Sagradas surgiram do trabalho de pesquisa de Bernhard Wosien, bailarino alemão, que percorreu o leste europeu, coletou danças e músicas tradicionais e resgatou as “Danças Circulares dos Povos”. Em 1976, foi convidado por Peter Caddy para compartilhar seus conhecimentos na Fundação de Findhorn, Escócia, o que impulsionou, aprofundou e expandiu o movimento das Danças Circulares pelo mundo. As danças circulares unem pessoas, num movimento único harmonioso, trabalhando mente, corpo e emoção, proporcionando uma vivência marcante e significativa.

Veja aqui a reportagem.