Feira do Conhecimento realizada na Escola Heinrich de Souza

Publicado em 19/11/2013 às 00:00

Os alunos e toda a comunidade escolar, professores, funcionários e pais da Escola Municipal Heinrich de Souza, no Bosque Tarumã, na região do Guarituba, tiveram um dia especial com a Feira do Conhecimento, que aconteceu na quinta, dia 14. A preparação de cada turma já acontecia há semanas, pois cada uma escolheu um tema para pesquisar e apresentar aos visitantes da Feira. Todo o espaço da Escola foi aproveitado, inclusive os projetos de sala de recursos, biblioteca, informática, artes e alfabetização. Os pais e a vizinhança tiveram a oportunidade de ver o trabalho das crianças e de seus professores, que se dedicaram bastante para que a Feira fosse um sucesso. Até alunos do 5º ano de uma Escola Municipal de Pinhais, cidade vizinha, passaram pelo evento para conferir o resultado das pesquisas.

Entre os temas escolhidos, uma turma fez sobre os 10 anos da Escola, inaugurada em 2003. Hoje são 53 servidores, e atende 260 alunos pela manhã e 270 pela tarde. Jean Mateus, do 4º ano, diz: “conheci a história da escola fazendo este trabalho e estou gostando muito da Feira”. Ele contou que a escola recebeu o nome Heinrich de Souza em homenagem à doação do terreno. A professora Ketllin Cristine de Camargo explica que escolheu este tema para homenagear e resgatar aspectos importantes do desenvolvimento da escola.

Outros temas apresentados foram a obra de Maurício de Souza, história da escrita, reciclagem e produção de brinquedos, brincadeiras tradicionais, costumes brasileiros, alimentação saudável, dinossauros, fundo do mar, planetas, desenhos moradias, ervas medicinais e até a dança litorânea Fandango. A professora Claudia, de Educação Física, afirma que “resolvemos trabalhar esta dança para, em conjunto com o conteúdo de sala de aula, abordando o folclore e a cultura regional”. Sua aluna Tassiane Sandri disse que já conhecia a dança e “estou achando muito legal mostrar a dança aos outros que vem visitar a Feira”. A Feira teve até sessões de cinema.

Veja as fotos da Feira do Conhecimento na E. M. Heinrich de Souza.