Feira do Centro Histórico movimentou o domingo em Piraquara

Publicado em 02/08/2021 às 00:00

Neste domingo, dia 01º de agosto, foi realizada a Feira do Centro Histórico de Piraquara. Em sua primeira edição, ela contou com mais de 40 expositores locais, atraiu um grande número de visitantes e deixou uma ótima impressão. O evento, que será realizado no segundo domingo de cada mês, traz opções de gastronomia, artesanato, antiguidades, entre outras curiosidades.

O local escolhido para receber a nova feira foi a Rua Cel. Manoel Alves Cordeiro, região histórica, marco do povoamento e desenvolvimento socioeconômico de Piraquara, a partir da instalação da Estação Ferroviária, em 1880. O conjunto arquitetônico permanece preservado nas proximidades, por meio dos prédios históricos, que relembram os antigos armazéns e o comércio de época.

Assim como as demais feiras do município, ela é uma iniciativa dos próprios feirantes com o apoio da Prefeitura de Piraquara. “É a realização de um sonho de muitas pessoas que esperavam por essa oportunidade. Existe uma comissão organizadora que conta com o apoio do município com as autorizações, organização do espaço, trânsito e divulgação, por exemplo. O objetivo principal é fomentar a economia, além de consolidar nossas feiras como manifestações turísticas e socioculturais”, explicou a Secretária de Desenvolvimento Econômico, Creusa Nogueira Fróes.

A primeira edição contou um bom movimento e atraiu visitantes até de outros municípios. “É muito gostoso ver Piraquara inovando e sendo movimentada com as feiras. É bonito ver as pessoas caminhando, se apropriando dos espaços públicos da cidade e ao mesmo tempo incentivando o comércio e os produtores locais. Já participei da Agroecológica e agora conheci a do Centro Histórico”, destacou o Professor, Rodrigo de Andrade, de Curitiba.

O Prefeito de Piraquara, Josimar Fróes, também prestigiou o evento e parabenizou todos os participantes. “Quero agradecer os organizadores e os feirantes pela variedade de produtos que tornam a feira mais atraente aos visitantes. O fortalecimento das feiras em Piraquara é mais uma iniciativa que visa a retomada econômica, com toda a organização e os cuidados necessários para esse momento”, finalizou.

O evento também contou com a Feira de Adoção de Animais, organizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente. A próxima edição da Feira do Centro Histórico de Piraquara será no dia 12 de setembro. Mais informações na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, telefone 3590-3300.

Feira Agroecológica de Piraquara no próximo sábado

A Feira Agroecológica de Piraquara também foi idealizada em 2021 a partir do desejo de produtores de compartilharem seus produtos isentos de contaminantes intencionais (agrotóxicos) e que utilizam insumos naturais. Essa coletividade trabalha pela preservação da diversidade biológica dos ecossistemas em que se insere o sistema de produção.

Realizada no primeiro sábado de cada mês, ela ocorre na Praça Affonso Marcos Favoretto, no bairro laranjeiras. Os produtos são disponibilizados em barracas espalhadas pelo local, com hortaliças, frutas, mudas, café, pães, erva mate, PANCs, sementes, artesanato, biocosméticos, fitoterápicos e biojóias.

A próxima edição acontece no dia 7 de agosto, das 09h às 15h. Hoje, a feira conta com 22 expositores e é organizada por uma comissão de feirantes e voluntários, com apoio da Prefeitura de Piraquara, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.