Federação de Iatismo do Estado do Paraná apresenta projeto para a implantação de um centro esportivo em Piraquara

Publicado em 26/06/2015 às 00:00

Nesta quarta feira (24), a Federação de Iatismo do Estado Paraná apresentou o pré projeto para a implantação do Centro Esportivo e Profissional de Iatismo à Vela em Piraquara. A apresentação ocorreu na sede da prefeitura com a participação de representantes da Sanepar, Câmara Municipal e das secretarias municipais de Meio Ambiente e Urbanismo, e Cultura, Esporte e Lazer.

O objetivo é utilizar situação privilegiada da Barragem Piraquara II e viabilizar um espaço adequado para a prática esportiva, inclusão social e o desenvolvimento da modalidade. O projeto foi elaborado de acordo com normas ambientais e com base na legislação vigente que permite a utilização de reservatórios de captação de água para a prática de esportes não poluentes.

A Barragem Piraquara II foi escolhida por apresentar as melhores condições para a prática do iatismo a vela. Levaram em consideração as dimensões do reservatório, qualidade da água, ocorrência de ventos constantes, controle permanente e contínuo do espelho d’água, localização, características da região e no entorno, localização, entre outros aspectos.

De acordo com o Secretário de Meio Ambiente e Urbanismo, Leverci Silveira Filho, o município tem interesse na implantação do centro em virtude do cunho social, ambiental e também pela visibilidade. “Este projeto será um forte aliado para sensibilizarmos as pessoas a enxergarem nosso valioso patrimônio natural. Todas as ações que compatibilizem o uso deste patrimônio com responsabilidade terá nosso apoio irrestrito", destacou.

A construção do Centro Esportivo e Profissional de Iatismo à Vela será de responsabilidade da FEIP, que pretende utilizar recursos da lei de incentivo ao esporte. Cabe ao município juntamente com a Sanepar discutir o projeto junto a comunidade e a Câmara Municipal para regulamentar a utilização da área com base na utilidade e pública e interesse social do projeto.