Notícia

Evento realiza sensibilização pela Hanseníase em Piraquara

Publicado em 25/05/2015 às 00:00

Na última sexta, dia 22, aconteceu na Câmara Municipal de Piraquara, promovido pela Secretaria de Saúde, um evento de sensibilização pela Hanseníase, com palestras para pacientes em tratamento, pacientes egressos e profissionais de saúde. O encontro lembrou o Dia Estadual de Conscientização sobre a Hanseníase, comemorado em 26 de maio, data escolhida em homenagem ao aniversário de nascimento do Dr. Germano Traple, que trabalhou incansavelmente em prol dos pacientes atingidos pela Hanseníase. Seu trabalho foi desenvolvido no Hospital de Dermatologia Sanitária do Paraná, antigo Hospital Colônia São Roque, em Piraquara, sendo reconhecido nacional e internacionalmente na prevenção de incapacidade física.

Piraquara ainda é referência no tratamento da Hanseníase, e os pacientes são acompanhados pela equipe do Centro Especializado Dr. Germano Traple, com diagnóstico, tratamento e acompanhamento após a cura.

A Dra. Ewalda Stahlke, dermatologista especialista em Hanseníase, fez um apresentação falando da evolução no tratamento da doença e como ele é realizado hoje, a questão da medicação mensal, que deve ser feita na Unidade de Saúde, para que os profissionais possam ver o paciente e fazer uma avaliação. "Com o diagnóstico e o início do tratamento corretos, em duas semanas a doença não é mais transmissível, portanto o paciente não precisa de isolamento", diz a especialista. Os presentes tiveram ainda a oportunidade de participar de outras palestra sobre como está a situação epidemiológica da Hanseníase no estado do Paraná, com a representante da coordenadoria regional de saúde, Ane Vera. Ela afirma que "Piraquara está a frente no movimento de humanização do tratamento da Hanseníase, e isso é bom para todo o Estado, por isso parabenizo a equipe da saúde, por esse comprometimento com a causa pública, não fazemos nada sozinhos", diz.

Francisca Barros da Silva, conhecida como Dide, foi paciente e realizou o tratamento da doença em Piraquara. Hoje ela faz parte do Conselho Municipal de Saúde e representa o município no Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan). Ela afirma que "em Piraquara os pacientes têm atendimento diferenciado, aqui recebemos pacientes de Curitiba e toda a Região Metropolitana para que sejam tratados com orientação dos profissionais da Unidade de Saúde Germano Traple". Antigamente os pacientes ficavam internados e isolados, e hoje podem fazer o tratamento em casa mesmo, com todo o apoio da família.

 

Veja aqui as fotos do evento.