Notícia

Estudo aponta Piraquara como a oitava melhor cidade do país em Desenvolvimento Social

Publicado em 17/10/2014 às 00:00

Piraquara foi apontada como o oitavo município do Brasil, com o melhor Desenvolvimento Social. Uma pesquisa nacional publicada pela Revista Exame, edição 1064, ranqueou as 100 melhores cidades, com mais de 100 mil habitantes. Em âmbito estadual o município foi eleito o melhor, e ficou a frente de outras 15 cidades paranaenses que figuraram no estudo.

O estudo da consultoria de São Paulo, Urban Systems, analisou 293 cidades brasileiras com população superior a 100 mil habitantes, com base em 27 indicadores de áreas como Educação, Saúde, Economia, Sociodemografia, entre outras. Foram considerados dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD, Ministérios da Educação, Saúde, Desenvolvimento Social, entre outros institutos de pesquisas.

Entre as cidades do Paraná que apareceram no ranking, Piraquara superou grandes municípios como Curitiba (91°), além de Maringá (15°), Toledo (17°), Pinhais (32°), São José dos Pinhais (36°), Umuarama (41°), Colombo (43°), Campo Largo (44°), Araucária (45°), Arapongas (48°), Ponta Grossa (54°), Londrina (57°), Apucarana (61°), Cascavel (67°), Guarapuava (78°) e Paranaguá (100°).

Ampliação nos investimentos

De acordo com a Secretária de Assistência Social de Piraquara, Cristina Galerani, o resultado se deve a ampliação dos investimentos nas políticas sociais, executadas pelas secretarias de Assistência Social, Saúde e Educação. “Nos últimos anos o município ampliou de forma significativa os investimentos nessas áreas que são os pilares do desenvolvimento social. A destinação de recursos para Assistência Social, por exemplo, é superior a média nacional de investimentos”, destaca.

Ela ressalta que nos últimos anos os indicadores do município tiveram grandes avanços, e hoje estão acima da média estadual. “A cobertura do Cadastro Único em Piraquara supera as estimativas oficiais. Também avançamos nos indicadores da Saúde e Educação”, explicou.  

Todos os indicadores e os avanços do município podem ser verificados no Portal da Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.