Estudantes da rede municipal de ensino recebem cadernos pedagógicos para o ano letivo 2021

Publicado em 17/03/2021 às 00:00

A Secretaria Municipal de Educação de Piraquara por meio da Equipe Pedagógica, elaborou os Cadernos de Atividades Pedagógicas, para os estudantes da Rede Municipal de Ensino, os quais contemplam a sistematização dos conteúdos e dos objetivos de aprendizagem para todos os anos iniciais do Ensino Fundamental. Neste ano, a elaboração de cadernos em formato padrão para todos os alunos atende uma demanda dos pais que auxiliam no ensino em casa.

Devido a pandemia da COVID-19, as aulas não estão sendo presencias, e as instituições de ensino públicas municipais vêm desenvolvendo o ensino remoto, desde o dia 04 de fevereiro. Essa modalidade de ensino consiste em atender as crianças/estudantes que recebem atividades pedagógicas impressas e digitais (formulário eletrônicos) elaboradas e orientadas pelos professores a serem realizadas sob assistência de seus familiares.

Os cadernos serão entregues pelas escolas e, ainda, explicados, acompanhados e corrigidos pelos professores de cada turma. Cada instituição irá avaliar e desenvolver outras estratégias para ampliar e aprimorar o conteúdo do caderno. O estudante deverá realizar e entregar todas as atividades para validar o ano letivo.

A Diretora do Departamento Pedagógico, da Secretaria Municipal de Educação de Piraquara, Rubian Mara de Paula, destaca a importância dos materiais elaborados para os estudantes. "Os Cadernos de Atividades Pedagógicas foram elaborados como uma das estratégias adotadas para o desenvolvimento do ensino remoto emergencial, a fim de garantir a continuidade dos estudos e das aprendizagens das crianças e dos estudantes, assim como manter o vínculo dos mesmos com a escola. Os cadernos sistematizam os conteúdos da Proposta Curricular Municipal, utilizando-se de uma abordagem lúdica, interativa e acessível", afirmou.

O Prefeito de Piraquara, Josimar Fróes, falou sobre a necessidade de adaptações no momento atual. “A pandemia trouxe significativas mudanças para a educação em todos os níveis. A elaboração dos conteúdos padronizados vai contribuir diretamente no trabalho dos profissionais da educação e no aprendizado das nossas crianças durante essa adaptação”, destacou.

Os conteúdos foram elaborados de acordo com cada público. Para a Educação Infantil, devido a faixa etária das crianças e as especificidades dessa etapa educativa, as atividades pedagógicas são elaboradas, enviadas e acompanhadas pelos próprios professores das turmas, considerando os eixos: Brincadeiras e Interações, Natureza e Linguagem.

Na Educação de Jovens e Adultos, os estudantes também receberão Cadernos de Atividades Pedagógicas, elaborados, enviados e acompanhados pelos próprios professores, a fim de assegurar às especificidades desse público, o qual apresenta características, anseios e expectativas diferenciadas das crianças e dos adolescentes.

Os estudantes com inclusão, sejam os matriculados na Escola Especial ou público de inclusão, também receberão atividades pedagógicas próprias às suas necessidades, sendo a eles oportunizados materiais de exploração, impressos e digitais.

Para complementar esse processo a Secretaria Municipal de Educação de Piraquara solicitou à Secretaria de Estado da Educação e do Esporte do Paraná (Seed-PR) a disponibilidade, em TV aberta, das videoaulas gravadas pelos professores da rede municipal de Curitiba.

Os cadernos foram elaborados e adaptados com base nos materiais ofertados no ensino presencial. A coordenação do conteúdo foi realizada pela Equipe Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação e diagramado pela Secretaria Municipal de Comunicação com identidade visual padrão e lúdica.

TRANSMISSÃO DAS AULAS

As aulas serão transmitidas no canal aberto 4.2 e no site institucional da Seed-PR: http://www.educacao.pr.gov.br/Municipios

Para a Educação Infantil – Pré-Escola as aulas serão de segunda-feira a sábado das 13h às 14h ou das 17h30 às 18h30ficando o conteúdo da videoaula disponível para acesso todos os dias após os horários estabelecidos;

Para o Ensino Fundamental - 1º ao 5º ano as aulas serão de segunda-feira a sábado, ficando o conteúdo da videoaula disponível para acesso todos os dias após os horários estabelecidos;

Para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) - Fase I as aulas serão de segunda a quinta-feira, com reprise na sexta-feira, e uma complementação de conteúdo, no sábado, ficando o conteúdo da videoaula disponível para acesso todos os dias após os horários estabelecidos;

Para a Educação Especial as aulas com as adequações metodológicas serão disponibilizadas aos sábados.