Esclarecimento sobre as manifestações em Piraquara

Publicado em 27/11/2015 às 00:00

Em virtude das manifestações ocorridas nesta sexta feira (27) em Piraquara a Prefeitura de Piraquara esclarece:

Manifestação no Guarituba

Em relação a manifestação realizada no bairro Guarituba, a prefeitura informa que estão em obras na região as ruas Richard Lickfeld e Heitor Pallú e já estão programadas, na fase final de licitação, a pavimentação das ruas Rotterdan, Arnhem e Januário Rodrigues da Rocha, na Planta Santa Catarina. Vale ressaltar que é um dos maiores investimentos em infraestrutura no bairro, que atualmente não possui nenhuma via pavimentada. A administração lamenta o transtorno gerado para milhares de pessoas, pois recentemente esteve em contato com a população da região esclarecendo sobre o processo burocrático que deve ser cumprido até o início das obras.

Reiterando.  As obras já estão licitadas e a comunidade já foi informada por meio de material informativo distribuído na região, reunião com representantes do bairro, além de ampla divulgação por meio do site oficial do município e jornais, o que não justifica mais uma vez o bloqueio de vias e queima de pneus pelo mesmo motivo.

Planta Suburbana

A questão da Planta Suburbana trata-se de uma Ação Civil Pública para desocupação de Área de Proteção Ambiental (APA do Iraí), proposta pelo Ministério Público do Paraná. A ocupação irregular foi constatada através de vistorias realizadas na área e as famílias presentes no local foram notificadas. Foi determinado o embargo de qualquer atividade no local e a desocupação da área, implicando em multa diária à Prefeitura caso não seja cumprido. Na manhã desta sexta o Prefeito Marcus Tesserolli, juntamente com o Secretário de Meio Ambiente e Urbanismo, Leverci Silveira Filho, e a diretora do Núcleo de Regularização Fundiária e Habitação de Interesse Social, Raquel Sizanoski, receberam um grupo de representantes de moradores da Planta Suburbana. Na reunião ficou definido que a Prefeitura e os moradores irão formar uma comissão, que irá se reunir com o MP na próxima segunda feira, dia 30, para verificar a possibilidade de prorrogação do prazo de desocupação e revisão do tipo de zoneamento, tendo em vista que a área perdeu suas características ao longo dos anos.

Medidas

A prefeitura já acionou o Ministério Público para verificar possíveis excessos e crimes ambientais cometidos nestas manifestações, tendo em vista que a Administração sempre tratou os assuntos de forma clara e transparente com a população.Todas as medidas cabíveis serão tomadas para responsabilizar os autores de eventuais irregularidades e garantir a ordem e o direito de ir vir da população.