Equipe de Saúde Mental de Piraquara recebe menção honrosa por Projeto de Matriciamento

Publicado em 24/03/2015 às 00:00

A equipe coordenadora da Saúde Mental de Piraquara recebeu uma menção honrosa do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde pelo Projeto ‘Matriciamento em Saúde Mental Intra e Intersetorial no Município de Piraquara’. A Menção foi recebida na Mostra ‘Paraná aqui tem SUS’, durante o XXX Congresso das Secretarias Municipais de Saúde do Paraná, que aconteceu na última semana, dia 03, em Foz do Iguaçu.

O Matriciamento

Menção Honrosa (Foto: Certificado)

Matriciamento é o suporte em Saúde Mental implantado em Piraquara, no Paraná, que vem apresentando significativas evoluções para a Saúde da população com transtornos mentais ou transtornos decorrentes de Crack, álcool e outras Drogas, quebrando paradigmas e preconceitos. Este processo acontece sem custos adicionais para o Município.

O objetivo do Matriciamento é articular as ações de saúde Mental nas Unidades Básicas de Saúde, Assistência Social, Educação e Centros de Atenção Psicossocial, com ênfase na integralidade do cuidado e resolubilidade, ou eficiência e eficácia assistencial.

A integração das ações de saúde mental estabelece uma inovação das abordagens psicossociais pela assistência compartilhada entre equipe, familiares e usuários. As atividades do matriciamento ampliam o acesso e a diversificação da atenção à saúde, direcionada para a integralidade. A resolubilidade assistencial ocorre pelo reconhecimento das condições sociais da demanda e na superação de práticas de saúde.

As ações acontecem no contexto territorial e comunitário com atuação multidisciplinar e participativa. Ao mesmo tempo, o Centro de Atenção Psicossocial, o CAPS, apresenta-se como serviço de saúde com ações de saúde mental nas redes assistenciais. Atualmente, as necessidades e demandas da população necessitam de uma articulação efetiva do cuidado em saúde mental no território. O processo de matriciamento em saúde mental ocorre mensalmente visando à integração das equipes da rede de atenção psicossocial para acompanhamento das pessoas com este sofrimento, relacionado aos transtornos mentais, e transtornos por abuso e dependência de crack, álcool e outras drogas em seu território.

Participam do Programa 12 equipes de Estratégia da Saúde da Família.

São atendidas no Matriciamento aproximadamente 2380 pessoas por dia e 15 médicos clínicos. Também são feitos atendimentos na Secretaria de Assistência Social através do Conselho Tutelar, e na Secretaria da Educação, através do Centro Municipal de Atendimento Interdisciplinar Especializado. A equipe matricial é composta por profissionais do Caps AD.

Veja o vídeo sobre o Projeto, que foi apresentado no Congresso.