Equipe da Vigilância Sanitária realiza palestra sobre dengue em Escola Municipal

Publicado em 10/10/2014 às 00:00

Na última quarta, dia 08, a equipe de Epidemiologia da Vigilância Sanitária de Piraquara esteve na Escola Municipal Geraldo Casagrande para uma palestra sobre a dengue. O evento contou até com a participação de um mosquito da dengue gigante, que deixou a ação mais animada. As crianças gostaram e tiveram a oportunidade de aprender como evitar o mosquito causador da dengue.

Conscientizar a população sobre o modo de prevenção e combate do mosquito da dengue é essencial para diminuir o índice de proliferação, por isso a equipe da Vigilância realizou durante o ano diversas palestras educacionais nas escolas, para professores e alunos, e em postos de saúde, para a população em geral com o objetivo de mostrar os principais cuidados com o inseto.

Como Denunciar

Os munícipes podem contribuir no combate do mosquito da Dengue, denunciando qualquer situação irregular como terrenos abandonados com acúmulo de água, pneus jogados ao ar livre. Para denunciar é fácil, basta ligar para a Ouvidoria da Saúde, no telefone, 3590-3729.

A denuncia será encaminhada para o Setor de Epidemiologia e o mais breve possível os Agentes de Combate à Dengue visitarão o local para verificar o que pode ser feito.

11 Dicas Para se Prevenir Contra a Dengue

1 - Mantenha bem tampados: caixas, tonéis e barris de água.

2 - Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira sempre bem fechada.

3 - Não jogue lixo em terrenos baldios.

4 - Se for guardar garrafas de vidro ou plástico, mantenha sempre a boca para baixo.

5 - Não deixe a água da chuva acumulada sobre a laje.

6 - Encha os pratinhos ou vasos de planta com areia até a borda.

8 - Se for guardar pneus velhos em casa, retire toda a água e mantenha-os em locais cobertos, protegidos da chuva.

9 - Limpe as calhas com frequência, evitando que galhos e folhas possam impedir a passagem da água.

10 - Lave com frequência, com água e sabão, os recipientes utilizados para guardar água, pelo menos uma vez por semana.

11 - Os vasos de plantas aquáticas devem ser lavados com água e sabão, toda semana. É importante trocar a água desses vasos com frequência.