Notícia

Equipe da Vigilância de Piraquara mostra como realiza a colocação de armadilhas para mosquitos

Publicado em 12/05/2014 às 00:00

Na última quarta, dia 07, a equipe da Vigilância da Prefeitura de Araucária esteve em Piraquara para ver como é feito o trabalho de colocação de armadilhas ovitrampas para capturar mosquitos, já que a cidade foi a primeira da região a implantar essa prevenção à dengue. As ovitrampas, instaladas pela equipe de Vigilância da Secretaria de Saúde, são armadilhas artificiais que simulam o ambiente perfeito para a procriação do Aedes aegypti. São depósitos de plástico pretos com capacidade de 500 ml, com água e uma palheta de eucatex, atraindo o mosquito para depositar seus ovos. A inspeção destas ovitrampas é semanal: as palhetas são encaminhadas para exames em laboratório e substituídas por outras. As ovitrampas constituem método sensível e econômico na detecção da presença de Aedes aegypti, principalmente quando a infestação é baixa e quando os levantamentos de índices larvários são pouco produtivos. Segundo especialistas, devem ser distribuídas na localidade na proporção média de uma armadilha para cada nove quadras, ou uma para cada 255 imóveis, o que representa três ou quatro por zona.

Dessa forma, é possível observar de maneira mais rápida e eficiente a quantidade de mosquitos naquela região e acelerar as ações de combate, sem que o inseto se desenvolva. A partir dos dados recolhidos, a equipe da Vigilância consegue definir com mais exatidão quais regiões precisam de ações contra o mosquito com urgência.

Nesta etapa foram instaladas armadilhas nas Unidades Básicas de Saúde Elfride, Caiçara, Wanda Mallmann; em pontos nas Ruas Juri Danilenko, Betonex e Pedro Minoli; na divisa com o município de São José dos Pinhais; na estação de tratamento da Sanepar; e no viaduto do cruzamento do Contorno Leste com a Rodovia João Leopoldo Jacomel.

 

Veja aqui as fotos da visita