Notícia

Equipe da Saúde da Mulher de Piraquara multiplica projeto ?Saúde e Prevenção - De Mulher para Mulher?

Publicado em 24/06/2013 às 00:00

O projeto ‘Saúde e Prevenção – De mulher para mulher’ envolveu a capacitação de mulheres para serem agentes multiplicadoras de defesa dos direitos das mulheres em seus municípios. Elas foram incentivadas a realizar oficinas em seus municípios, transmitindo os conhecimentos adquiridos. As trinta representantes de Curitiba, Paranaguá, São José dos Pinhais, Colombo, Piraquara e Araucária já realizaram ações concretas em seus municípios, entre palestras, debates, seminários e oficinas.

O município de Piraquara participou da formação com lideranças comunitárias e técnicos da Secretaria de Assistência Social. A equipe multiplicou os conhecimentos através do “Curso Saúde da Mulher” junto à comunidade, através do CRAS – Guaritubinha, com apoio da Secretaria de Assistência Social e Associação São Roque – Avental Fraterno. A capacitação contou com a participação efetiva de 67 mulheres, superando as expectativas do grupo, já que mais da metade atingiu um índice presencial de 50% nos encontros.

Foram realizados quatro encontros com quatro horas de duração cada, para grupo de mulheres da comunidade local (Guarituba) e proximidades. Nos encontros foram abordados temas relativos à Saúde da Mulher, com palestrantes do CREAS- Centro de Referencia da Assistência Social, CTA - Centro de Testagem e aconselhamento de Piraquara, Central Jovem de Comunicação – IDDEHA, Sra. Alaerte Leandro - SESA, Regina Almeida- SMAS, além da equipe da Saúde da Mulher e equipe de apoio. Participaram mulheres jovens, adultas e idosas, oportunizando o debate de forma intergeracional e confraternização, visando o fortalecimento e melhoria na qualidade de vida das mulheres e suas famílias.

Os encontros foram dinâmicos e esclarecedores. Segundo as participantes foi importante conversar e saber mais sobre temas que envolvem sua saúde de forma lúdica e envolvente. Na programação aconteceram palestras, dinâmicas, reflexões, danças circulares, confecção de bolsas pessoais, distribuição de sutiãs, preservativos e material informativo sobre direitos da mulher, juventude e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. O grupo relatou sentir-se esclarecido e solicitaram novos encontros para 2013, com novas propostas para o fortalecimento de Políticas Públicas voltadas para as Mulheres.

O curso contou com apoio de toda equipe do CRAS Guaritubinha, CRAS Pirasol e CRAS Itinerante Primavera. Além da efetiva parceria realizada entre Associação São Roque, Secretaria de Assistência Social de Piraquara e IDDEHA- Instituto de Desenvolvimento dos Direitos Humanos. O Trabalho teve grande aceitação devido à fragilidade vivida nas relações familiares e pelo diferencial de ser específico para mulheres.

Novas formas de multiplicação estão acontecendo agora para março, lideranças do Guarituba que realizaram o curso irão coordenar oficinas, a convite do IDDEHA, junto com mulheres do sistema prisional de Piraquara.

No Seminário de entrega dos certificados, Piraquara foi representada em São José dos Pinhais por 26 participantes, dentre elas estavam seus companheiros que declararam a importância de abordar temas como este. O grupo teve a oportunidade de apreciar teatro sobre o empoderamento da mulher e palestra proferida pela Tenente Luci, sobre Violência com a Mulher