Encontros de integração das redes municipal e estadual de educação continuam em Piraquara

Publicado em 14/05/2014 às 00:00

As redes municipal e estadual de ensino de Piraquara realizaram nesta segunda feira (12) o quarto encontro de integração. As reuniões que tiveram início em 2013 buscam a aproximação e o fortalecimento da educação de Piraquara, por meio de ações integradas entre as duas esferas. O evento realizado na Câmara Municipal foi o primeiro de 2014, e contou com a participação de diretoras, pedagogas, conselho municipal de educação e técnicas pedagógicas do Núcleo Regional de Educação – Área Norte.

Durante o encontro foi feita uma avaliação das ações planejadas até o momento, e também traçado um cronograma para as próximas reuniões durante o ano. “É importante fazer essa avaliação do que foi traçado no ano passado. Identificar o que de fato aconteceu e o que devemos fazer ainda, pois indiferente da rede em que cada um faz parte, todos somos responsáveis pelos alunos de Piraquara”, destacou a Secretária de Educação, Loireci Dalmolin.

De acordo com o chefe do Núcleo Regional de Educação, Sergio Ferraz, a aproximação entre os profissionais diminui o impacto na mudança dos alunos para a rede estadual. “É fundamental estabelecer essa relação próxima entre as duas esferas, para que o aluno, que é o principal envolvido em nossas discussões, não sofra com a ruptura natural existente entre o quinto e o sexto ano”, enfatizou.

A professora Ana Elizabete Mazon de Souza Tesserolli, primeira dama do município e coordenadora desta articulação entre as duas redes de ensino, apresentou um histórico dos encontros anteriores e cada tema discutido até o momento.

“Já havíamos tentado esta aproximação em anos anteriores, porém, não houve continuidade. Agora, felizmente, desde o início de 2013, estamos numa caminhada de encontros e ações planejadas em conjunto com o Núcleo de Ensino Área Metropolitana Norte e Secretaria de Educação de Piraquara e alguns efeitos positivos já começam a aparecer, principalmente no momento delicado de transição dos alunos do quinto para o sexto ano, que é o nosso principal objetivo. O próximo encontro será um momento importante de formação com professores destes anos/séries, focando na avaliação e nos encaminhamentos metodológicos.”, explicou.

Histórico dos encontros de integração

O objetivo principal da integração é buscar melhorias para educação de Piraquara, além de identificar problemas, elaborar ações conjuntas, e criar instrumentos para minimizar o distanciamento entre as duas esferas educacionais.Confira o histórico da iniciativa:

24/04/13 – I Encontro de Integração (SMED, NREAM Norte, Diretores e Coordenadores Pedagógicos)

Local: Câmara Municipal de Piraquara

Abril e maio – Encontro nas escolas e colégios de origem e de destino dos alunos do 5º para o 6º ano (Diretores e coordenadores Pedagógicos)

16/05/13 – II Encontro de integração (Diretores e Coordenadores Pedagógicos)

Local: Escola Municipal João Batista Salgueiro

30/09/13 – Documentação Escolar – SMED e NREAM Norte – Entrega aos diretores estaduais da síntese das discussões em grupos e de CD com Proposta Pedagógica do município

23/10/13 - III Encontro de integração (Diretores, coordenadores pedagógicos e professores de 5º e 6 º anos)

Local: Escola João Batista Salgueiro

12/05/14 – IV Encontro de Integração (diretores e coordenadores pedagógicos)

Local: Câmara Municipal de Piraquara