Encontro Municipal das Mulheres de Piraquara reuniu grande número de participantes

Publicado em 27/05/2014 às 00:00

Na última sexta feira (23) foi realizado o Encontro Municipal das Mulheres de Piraquara. O evento que ocorreu na Câmara de Vereadores contou com um grande número de participantes, e teve como objetivo principal a discussão de ações de atendimento e defesa aos direitos das mulheres em Piraquara, e a recomposição do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher.

Durante a abertura do evento, o Prefeito de Piraquara, Marcus Tesserolli, o Marquinhos, ressaltou a participação das mulheres que hoje ocupam grande espaço no governo municipal, e destacou a importância da mobilização. “Se Piraquara possui um alto índice de violência contra a mulher, temos que utilizar esses números que hoje são desfavoráveis a nosso favor, para procurar medidas e políticas que revertam essa situação. E isso só é possível por meio de mobilização e trabalho de todos”, enfatizou.

O encontro reuniu servidoras, lideranças femininas de Piraquara, representantes de municípios vizinhos, e do poder público municipal, que lotaram o auditório da Câmara. Durante a tarde as participantes assistiram uma palestra sobre a “A Importância do Controle Social das Políticas Públicas para Mulheres e as Ações Voltadas à equidade de gênero”, ministrada pela Secretária Municipal da Mulher de Curitiba, Roseli Isidoro.

Em seguida a coordenadora da Vigilância Socioassistencial da Secretaria Municipal de Assistência Social, Regina Almeida, falou sobre as ações de atendimento e defesa aos direitos das mulheres oferecidas em Piraquara. No final da tarde, após o momento cultural com a cantora Adriana Fabro Gomes, foram eleitas as novas conselheiras que irão recompor o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher.

No encontro foram eleitas as novas conselheiras que irão recompor o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher (Foto: Bruno Oliveira)

A professora Ana Elizabete Mazon de Souza Tesserolli, primeira dama do município e uma das idealizadoras do encontro, enalteceu o grande número participantes, e a mobilização em busca de ações efetivas voltadas às mulheres de Piraquara. “Mulheres do nosso município já desenvolvem ações maravilhosas. O grande trunfo desse encontro é deixar interesses individuais de lado e pensar no interesse coletivo, de unir forças e viabilizar meios e ações para que as mulheres possam ser valorizadas e assistidas como devem”, destacou.

A mobilização envolveu as secretarias de Assistência Social, Saúde e Educação, além dos conselhos municipais.

CONFIRA AS FOTOS

O encontro também foi escolhido para o lançamento do Fórum Metropolitano da Unidade Móvel para enfrentamento da violência contra as mulheres, que terá como objetivo definir o funcionamento prático do “Ônibus Lilás”, programa coordenado pela Secretaria da Mulher de Curitiba em parceria com o Governo Federal, que irá levar equipes multidisciplinares para atendimento das mulheres, acolhimento de denúncias e orientações sobre os direitos contidos na Lei Maria da Penha, entre outros serviços para os municípios da região metropolitana e Litoral.

Confira como ficou a recomposição do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher:

NOME

MOVIMENTO

Titular: Indiamara Maria Szczpanik

Suplente: Eliana Moreira

APAMED

Titular: Zeuguema Pinto Vieira

Suplente: Maria do Socorro Pacheco Teixeira

Avulsas

Titular: Paula Regina Spitzner

Suplente: Terezinha da Lima Cubas

Conselhos