Em um mês Detran de Piraquara já realizou mais de 350 atendimentos

Publicado em 28/01/2014 às 00:00

Inaugurado no mês de dezembro, por meio de um convênio entre a Prefeitura de Piraquara e o Departamento de Trânsito do Paraná, o Posto de Atendimento do Detran já realizou mais de 350 atendimentos, entre transferências, vistorias, comunicações de venda, alteração de endereço e 2ª via de documentos.

O grande número de processos encaminhados ao órgão estadual em um mês, demonstram a necessidade da população no acesso aos serviços de trânsito que até então não existiam no município. Em um único dia, por exemplo, foram realizados sete primeiros emplacamentos no posto. De acordo com o Detran a frota atual de Piraquara é de 33 mil veículos.

Por meio do convênio Piraquara recebeu uma veículo, estação de trabalho informatizada, softwares com as atualizações e acesso ao sistema do Detran, materiais de segurança controlados (lacre e formulários de decalque de chassi), e treinamento para os servidores. Em contrapartida a Prefeitura reformou e equipou um local adequado para a implantação do Posto.

Serviços

O Posto de Atendimento do Detran em Piraquara oferece os serviços específicos da área de veículos automotores. É possível dar entrada no emplacamento, comunicar venda, solicitar transferência, certidões, segunda via do documento e recibo de compra/venda, guia de recolhimento, de licenciamento, realizar vistoria, entre outros serviços e orientações gerais sobre o atendimento do Departamento de Trânsito do Paraná. A unidade está jurisdicionada à 1ª Circunscrição Regional de Trânsito

Credenciais para vagas especiais

A solicitação das credenciais para vagas exclusivas de idosos e portadores de necessidades especiais, que antes eram realizadas por meio do Departamento de Urbanismo de Piraquara, agora devem ser feitas no Posto de Atendimento do Detran. Confira os documentos necessários:

Credencial para Idosos: Documento com foto e comprovante de residência.

Credencial para Portadores de Necessidades Especiais: Documento com foto, comprovante de residência e laudo médico.

Dúvidas frequentes

O Posto do Detran de Piraquara não dispões de serviços na área de habilitação, somente procedimentos exclusivos na área de veículos.

Todo munícipe que possui veículo emplacado em Piraquara, em caso de necessidade dos serviços do Detran, deve procurar o Posto de Atendimento do Município. O mesmo não será atendido em postos de outros municípios.

Se você vendeu seu veículo, é sua obrigação realizar a Comunicação de Venda dentro de um prazo de trinta (30) dias, de forma a isentá-lo de qualquer responsabilidade civil ou criminal sobre ocorrências que possam acontecer com o veículo (Acidente de Trânsito, Infrações de Trânsito, etc.). Documentos necessários: Oficial com foto e CPF do solicitante. Fotocópia autenticada frente e verso do CRV (Certificado de Registro do Veículo) devidamente preenchido, assinado pelo comprador e vendedor, com o reconhecimento de firma de ambas as partes por autenticidade. É um serviço que não tem nenhum tipo de custo para o vendedor.

O posto fica na Avenida Getúlio Vargas, Nº 1557, Centro. O atendimento é de segunda a sexta feira, das 08h às 14h sem interrupção para almoço. Telefone: 3590-3333.

Confira algumas fotos do Posto do Detran de Piraquara