Em Piraquara, Colégio Estadual Mário Braga completa 20 anos

Publicado em 25/06/2013 às 00:00

No dia 10 de maio o Colégio Estadual Professor Mário Teixeira Braga completou 20 anos de sua fundação. A comemoração aconteceu no último sábado, dia 25. O Colégio tem uma história especial para muitas pessoas em Piraquara, pois o local era um hospital do Estado, que foi inativado pouco tempo depois da inauguração. A implantação desta escola foi uma conquista da população, que lutou pela ocupação bem aproveitada do espaço no bairro São Cristóvão.

Estavam presentes no evento a equipe atual e alunos do Colégio, ex-diretores e outros antigos funcionários, ex-alunos, a primeira dama, Ana Mazon Tesserolli, representando o prefeito Marcus Tesserolli, a secretária municipal de Educação, Loireci Dalmolim de Oliveira, o chefe do Núcleo Regional de Educação Área Metropolitana Norte, Sérgio Ferraz, os diretores Creusa Nogueira Batista Fróes, William James Pinheiro e Nelson José de Fáveri, o presidente da Câmara municipal, Gilmar Alves Cordeiro, outros vereadores e demais autoridades locais.

Iniciando a comemoração, os alunos da escola apresentaram duas peças de teatro criadas por eles, sendo uma delas nomeada ‘O hospital que virou escola’, contando a história da conquista do Colégio Mário Braga. Em seguida aconteceram apresentações musicais de funcionários e alunos. Em homenagem à professora recentemente falecida, foi inaugurada a Farmácia Viva Professora Carolina Ferreira Haluch, que é uma horta somente com plantas medicinais. Finalizando o evento, todos os presentes cantaram parabéns, e como não poderia faltar, foi cortado o bolo de aniversário. Como esta escola foi uma conquista da comunidade, as pessoas estavam bastante emocionadas no evento, demonstrando realmente um carinho especial pelo lugar e pelo trabalho já realizado.

O Colégio, que já teve uma grande ampliação, atualmente atende cerca de 1300 com uma estrutura de 20 salas de aula, laboratório de informática, sala de artes e sala de apoio de matemática e português. São 19 turmas pela manhã, 20 turmas à tarde e 16 turmas à noite.