Eleitores de Piraquara escolheram os novos conselheiros tutelares do município

por Thays Zeni Publicado em 03/10/2023 às 15:59

Aconteceu em Piraquara e em todo o Brasil, no último domingo, 01 de outubro, a eleição para o Conselho Tutelar do município, após todas as fases de inscrição, análise de documentos, e provas escrita e psicológica. A próxima gestão assume os cargos pelo quadriênio 2024 - 2027. Em Piraquara, o processo foi realizado para o preenchimento de cinco vagas para membros titulares e os demais eleitos serão considerados suplentes, seguindo-se a ordem decrescente de votação.

A eleição aconteceu das 8h às 17h, em três pontos de votação: Escola Municipal Manoel Eufrásio (Centro), Escola Municipal João Batista Salgueiro (Jardim Primavera) e Escola Municipal Henrich de Souza (Guarituba).

Após as 17h aconteceu a contagem dos votos no Salão Redondo, dentro da Prefeitura de Piraquara, encerrada em tempo recorde, às 18h40.

Foram no total 1454 votos, sendo 3 nulos. O resultado da classificação após a contagem de votos fica:

Titulares:

1º lugar: Candidato 17 – William Winter com 391 votos

2º lugar: Candidata 57 – Cris Hass com 315 votos

3º lugar: Candidata 22 – Profª Denise com 250 votos

4º lugar: Candidata 55 – Roselaine Simbalista com 135 votos

5º lugar: Candidata 16 – Edineia Barbosa com 132 votos

Suplentes:

6º lugar: Candidata 14 – Bruna Freitas com 75 votos

7º lugar: Candidato 15 – Elen Priscila com 71 votos

8º lugar: Candidata 72 – Renee Bastos com 44 votos

9º lugar: Candidata 77 – Bruna Vaneli com 37 votos

Para a classificação definitiva deve se esperar o prazo de cinco dias úteis a partir da eleição para que denúncias e registros de possíveis infrações que tenham ocorrido durante o dia da eleição, feitas ao Ministério Público, sejam averiguadas. Qualquer pessoa pode fazer as denúncias ao MP.

Conselho Tutelar

O Conselho Tutelar, órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, é encarregado de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do/a adolescente. Cada município e cada deve ter no mínimo um Conselho Tutelar como órgão integrante da administração pública local, composto de cinco membros, escolhidos pela população local para mandato de quatro anos, permitida uma recondução, mediante novo processo de escolha em igualdade de condições com os demais pretendentes.