Educação Ambiental: Resíduos Sólidos - Lixo

Publicado em 05/06/2020 às 00:00

Em nossas casas produzimos resíduos de duas categorias. Os resíduos orgânicos (restos de alimentos, lixo de banheiro, entre outros) e os recicláveis. Quando colocamos os resíduos para coleta, cada material tem sua destinação correta. Como os tipos de resíduos são diferentes, sua destinação também varia, os resíduos orgânicos são destinados a aterros sanitários e os recicláveis são encaminhados cooperativas gerando renda aos catadores de papel.

Você sabe a diferença entre lixão e aterro sanitário?

Nos lixões os resíduos coletados são jogados a céu aberto, no chão, sem nenhuma preparação do solo, tratamento ou proteção (tipo aquele lote em que as pessoas jogam lixo). Esse lixo jogado, devido à exposição ao sol e chuva e sua decomposição causam mau cheiro e atraem moscas, mosquitos, baratas, ratos, entre outros animais que transmitem doenças (como a dengue, por exemplo). Além disso, liberam gases (metano) que contaminam o ar e chorume que contaminam o solo e os lençóis freáticos.

Já nos aterros sanitários os resíduos possuem um tratamento diferenciado. O solo é escavado e impermeabilizado (com camadas de argila e manta de geomembrana de PVC ou PEAD) para que não haja contaminação pelo chorume. Um sistema de drenos e de coletores leva o chorume para um sistema de tratamento e o gás para é conduzido para queima (alguns aterros transformam esse gás em energia elétrica para o próprio aterro). A água da chuva é drenada para fora do sistema a fim de diminuir a infiltração e a vazão de chorume.

Imagem: SEMARH-AL

Reciclagem

É o processo de transformação de um material em um novo produto seja na forma original ou como matéria-prima de outros materiais para finalidades diversas. O material que foi transformado é chamado de reciclado.

Separe o Lixo: os materiais recicláveis devem ser separados em sacos ou sacolas diferentes ao do lixo orgânico. Observe os dias que os caminhões da coleta (reciclável e orgânico) passam na sua rua e coloque o lixo certo no dia certo para a coleta.

Os principais materiais recicláveis são: plástico, papel, papelão, metal e vidro.

Importante: Não amasse o papel! As quebras das fibras comprometem a qualidade do papel a ser reciclado; Embale bem os cascos para evitar acidente dos coletores e recicladores.

Lembre-se

- Queimar lixo é crime ambiental, passível de multa!

- Lugar de lixo é na lixeira! Não jogue lixo na rua, ou pela janela do carro, mesmo que seja só um papelzinho de bala. Lembre-se que quando chove ele (o lixo) é carregado para os bueiros, provocando entupimentos e propiciando enchentes; Quando for passear em meio à natureza, pescar, praia, etc, leve consigo uma sacola para trazer seu lixo de volta e coloque-os para a coleta em sua lixeira.

Sugestões de vídeos:

O texto foi elaborado pela equipe do Departamento de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a ação é alusiva ao Dia Nacional da Educação Ambiental, comemorado no dia 03 de junho e ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 05 de junho.

O objetivo é proporcionar a reflexão sobre temas importante para a atualidade, que possam contribuir com a mudança de hábitos da população e que impactam diretamente no cotidiano das cidades.

Mais informações: https://bit.ly/2BjIbZ3

Foto: Freepik