Educação Ambiental: Relação entre árvores e água

Publicado em 02/06/2020 às 00:00

As árvores são fundamentais para os seres vivos. Servem de abrigo para diversas espécies de animais, propiciando uma variedade maior de espécies, influenciando para um maior equilíbrio das cadeias alimentares, redução de pragas e agentes vetores de doenças.  Elas ainda auxiliam na purificação do ar, devido à fixação de poeira e gases tóxicos e pela reciclagem de gases através da fotossíntese.

Melhoram o microclima: devido à retenção de umidade do solo e do ar pela geração de sombra, evitando que os raios solares incidam diretamente sobre as pessoas reduzindo a sensação térmica. São barreiras naturais, pois reduzem a velocidade do vento e amortecem os ruídos. E servem também para deixar os ambientes esteticamente mais bonitos, adicionando cor à paisagem urbana (floração e frutificação) anulando a monotonia dos pavimentos e alvenarias, ornamentando a cidade, deixando-a mais atrativa e aconchegante.

Além disso, são uma das principais “produtoras de água”, pois auxiliam na infiltração da água no solo provocando evaporação mais lenta e maior recarga dos lençóis freáticos. Quando a água da chuva cai sobre uma mata, ela segue dois caminhos: volta para a atmosfera por evapotranspiração ou atinge o solo, através da folhagem ou do tronco das árvores.

De toda a água que chega ao solo, uma parte pode seguir para cursos d’água ou reservatórios de superfície, alimentando assim as nascentes. Quando ocorre o desmatamento de árvores perto das nascentes de rios, não há recarga de água. Por isso, preservar os mananciais é também parte muito importante para a segurança hídrica para o abastecimento público saneamento. É preciso preservar as matas ciliares.

- Sem a cobertura das plantas, o solo sofre com as ações do vento e da chuva;

- A água das chuvas transporta terra para os rios, pelo processo conhecido como erosão;

- Terra e detritos se acumulam no leito dos rios, reduzindo sua profundidade. Esse processo é chamado de assoreamento, aumentando o risco de enchentes;

- Sem as raízes das plantas, que estruturam o solo, há maior risco de deslizamento;

- O solo coberto pela vegetação fica protegido da ação direta da chuva e tem menos problemas com a erosão e melhoram a infiltração de água no solo;

- As raízes das plantas seguram a terra e aumentam sua capacidade de armazenar água.

Imagem ilustrativa: Água, Sua Linda

Sugestão de vídeos:

O texto foi elaborado pela equipe do Departamento de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a ação é alusiva ao Dia Nacional da Educação Ambiental, comemorado no dia 03 de junho e ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 05 de junho.

O objetivo é proporcionar a reflexão sobre temas importante para a atualidade, que possam contribuir com a mudança de hábitos da população e que impactam diretamente no cotidiano das cidades.

Mais informações: https://bit.ly/2BjIbZ3