Educação Ambiental: Proteção Animal

Publicado em 04/06/2020 às 00:00

Você tem algum animal de estimação na sua casa? Você sabe como protegê-lo e cuidar bem dele?

Bem-Estar Animal

É garantir adequadamente as necessidades básicas dos animais.

Os animais têm tanto direito à vida, à saúde, à liberdade, ao bem estar, quanto nós, eles são seres sencientes, que têm a capacidade de sentir, ou seja, sentem medo, dor, frio, fome, assim como os seres humanos.

Seja responsável! Antes de adotar ou comprar um animal de estimação saiba que cuidar de um animal exige responsabilidade e dedicação, tenha certeza de que sua casa tem espaço, saiba que o animal vai crescer, vai envelhecer, vai ficar doente e vai precisar de você para cuidar dele. Então cuide da saúde do seu animal, leve ao veterinário sempre que precisa. Vacine, desvermine e castre; Certifique-se que não falte água, alimento, abrigo e conforto; Mantenha limpo o local onde seu animalzinho fica; Ele precisa de liberdade para correr, brincar, fazer xixi, não os deixe presos em canil ou corrente o tempo todo; Não os deixem soltos na rua, nem permita que ele te acompanhe até a escola, pois eles podem ser atropelados, morder uma pessoa, ser agredidos por alguém ou por outro animal maior; Sempre que for passear com ele, leve-o na corrente; E não esqueça de brincar com seu animalzinho.

Com estes cuidados você estará sendo um ótimo proprietário e garantindo o bem estar do seu animal!

Você sabia que a média de vida de um cãozinho é de 12 a 15 anos? E de um gatinho de 10 a 13 anos? E que você será responsável por ele durante toda a sua vida?

Lembre-se: Abandonar ou maltratar animais é crime, passivo de multa e detenção.

Sugestão de vídeo:

O texto foi elaborado pela equipe do Departamento de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a ação é alusiva ao Dia Nacional da Educação Ambiental, comemorado no dia 03 de junho e ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 05 de junho.

O objetivo é proporcionar a reflexão sobre temas importante para a atualidade, que possam contribuir com a mudança de hábitos da população e que impactam diretamente no cotidiano das cidades.

Mais informações: https://bit.ly/2BjIbZ3