Educação Ambiental: Problemas com o descarte do óleo de cozinha usado

Publicado em 03/06/2020 às 00:00

Você sabia que um dos maiores vilões para o meio ambiente é o óleo de cozinha?

Ao ser descartado de forma inadequada pode trazer sérios problemas ao meio ambiente e aos seres humanos. Se jogado na pia, vaso sanitário, ralo ou tanque pode entupir encanamentos e se jogado na rua, jardim, hortas, valetas, terrenos baldios, carreiro de pedrinhas ou bueiros de águas pluviais, contamina o solo e a água causando prejuízos à flora e a fauna.

Principais problemas causados pelo descarte incorreto do óleo:

- Impermeabiliza o solo.  Podendo ocasionar aumento de enchentes.

- Causa mau cheiro e poluição.

- Quando descartado no esgoto de sua casa, pode entupir as tubulações e causar refluxo do esgoto.

- Cria uma fina camada sobre a água, prejudicando a oxigenação dos rios, matando peixes e plantas aquáticas.

- Se descartado na terra contamina o solo e os lençóis freáticos.

Então, onde posso jogar o óleo de cozinha usado?

Em lugar nenhum! O correto é guardar o óleo usado que não serve mais para consumo em frituras em recipientes bem fechados. Garrafas pet e vidros de conserva são perfeitos para isso. Depois de encher o recipiente, leve-o a um dos postos de coleta que a Prefeitura mantém nas Escolas Municipais, na sede da Prefeitura ou na Secretaria de Meio Ambiente - SMMA.

Saiba que 10% do óleo coletado é revertido em material de limpeza (sabão e detergente) para os pontos. O detergente ainda é ofertado à população nas ações da SMMA.

Sugestão de vídeo:

O texto foi elaborado pela equipe do Departamento de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a ação é alusiva ao Dia Nacional da Educação Ambiental, comemorado no dia 03 de junho e ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 05 de junho.

O objetivo é proporcionar a reflexão sobre temas importante para a atualidade, que possam contribuir com a mudança de hábitos da população e que impactam diretamente no cotidiano das cidades.

Mais informações: https://bit.ly/2BjIbZ3