Dia Mundial da Saúde Mental foi comemorado com palestras e atividades em Piraquara

Publicado em 08/10/2013 às 00:00

Em comemoração ao Dia Mundial da Saúde Mental, que é celebrado no dia 10 de outubro, a Secretaria de Saúde de Piraquara promoveu um dia inteiro de atividades específicas sobre o tema. O evento foi organizado pela Coordenação de Saúde Mental do município, e realizado nesta terça (8) no Auditório da Câmara Municipal, com palestras, apresentações e mesas de discussão, com a participação de profissionais da saúde, usuários, familiares, e comunidade em geral.

O Dia Mundial da Saúde Mental foi criado pela Federação Mundial para a Saúde Mental, e tem como objetivo centrar a atenção pública na saúde mental global, como uma causa comum a todos os povos, para além de limites nacionais, culturais, políticos ou socioeconômicos. Neste ano o tema central é a "A Saúde Mental em Adultos mais Velhos".

Durante a abertura do evento, o Prefeito de Piraquara, Marcus Tesserolli, destacou a estrutura da saúde mental no município. “Piraquara construiu uma estrutura de atendimento a saúde mental considerada de referência, e agora queremos melhorar ainda mais. Por isso estamos passando por um processo de melhoria, onde ultrapassamos o índice de 20% de investimento na saúde municipal com o objetivo de qualificar a estrutura física e também pessoal do nosso sistema de atendimento em todas as áreas da saúde”, destacou o Prefeito.

Na oportunidade a Secretária de Saúde, Maristela Zanella, destacou o comprometimento dos profissionais que atuam na saúde mental em Piraquara, e ressaltou a importância desta atenção. “A Organização Mundial da Saúde apresenta números elevados de pessoas com transtornos mentais. E em uma cidade como Piraquara, com aproximadamente 96 mil habitantes essa atenção é necessária, por isso é importante à articulação em rede para identificar, e oferecer esse atendimento”, enfatizou.

O município hoje conta com três unidades de atendimento especializado a saúde mental; o Centro de Saúde Mental (Cesme), Centro de Atenção Psicossocial (Transtornos Mentais - CAPS II) e o Centro de Atenção Psicossocial (Álcool e Drogas - CAPS AD). De acordo com a Coordenadora de Saúde Mental de Piraquara, Jamile R Bos de Alencar, desde 2006 já foram realizados mais de 10 mil atendimentos somados os três equipamentos, o que atende a média exigida pela Organização Mundial da Saúde.

Também participaram da mesa de abertura o Presidente da Câmara, Erondi Lopes, o Gerente da Atenção Primária, Gerbas Custódio, e a Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Francisca Barros da Silva (Dide), que fez um depoimento emocionado de quem já utilizou o serviço da saúde mental do município.

Após a cerimônia de abertura o grupo teatral composto por usuários dos CAPS II e AD fizeram uma apresentação aos presentes. Durante todo o dia as atividades continuaram no Auditório da Câmara Municipal.

Mais informações sobre as unidades de atendimento da saúde mental em Piraquara

Confira as fotos da abertura