Dia Internacional do Idoso foi comemorado com orientação e diversos serviços em Piraquara

Publicado em 01/10/2013 às 00:00

A melhor idade de Piraquara teve uma programação especial durante esta terça feira (01). Em comemoração ao Dia Internacional do Idoso, a Prefeitura de Piraquara realizou a 1° Feira da Melhor Idade. A celebração teve como objetivo informar a população de maior idade sobre cuidados e orientações com a saúde, e os direitos da pessoa idosa, além de promover um momento de recreação e integração entre os participantes.

Uma ampla estrutura foi montada ao lado da Secretaria Municipal de Saúde, no Centro, onde durante todo o dia foram oferecidas atividades diversas. “O dia é de comemoração, mas principalmente de atenção para a melhor idade de Piraquara que já deu sua contribuição para a sociedade, e agora merece o devido respeito e a garantia dos seus direitos.”, destacou o Prefeito de Piraquara Marcus Tesserolli, o Marquinhos, que prestigiou o evento.

O Prefeito Marquinhos prestigiou o evento durante o período da tarde (Foto: Bruno Oliveira)

Os participantes puderam aproveitar vários serviços e orientações, como a emissão do cartão SUS, prevenção do câncer bucal e escovação correta, oficinas sobre Saúde Mental, avaliação nutricional, de pressão arterial e glicose, prevenção do câncer de mama, ginástica, artesanato, informações sobre educação ambiental, doação de mudas, prevenção de acidentes domésticos e show de prêmios com o Grupo da Terceira Idade.

Para o senhor Miguel Nori, de 77 anos, a iniciativa é bastante importante para os idosos. “Hoje eu aproveitei para tirar minha carteirinha do SUS, medir minha pressão e vi que está tudo em ordem com a saúde”, destacou. Já a senhora Clarinda Vailant da Silva, aproveitou para encontrar as amigas e utilizar os serviços da saúde. “Já encontrei minhas amigas que me trouxeram aqui, fiz o exame de diabetes, medi a pressão e estou gostando muito”, comentou a moradora do bairro Primavera.

O evento foi promovido em parceria entre as secretarias municipais de Saúde, Assistência Social,e Cultura, Esporte e Lazer, e o Grupo da Maturidade.

Comemoração

O Dia Internacional das Pessoas Idosas foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1982, durante a realização da Assembléia Mundial do Envelhecimento, em Viena. A comemoração surgiu com o intuito de qualificar a vida da população idosa, por meio da integração social e do cuidado com a saúde.

Assita o vídeo!