Dia da Alimentação Saudável é comemorado com orientações

Publicado em 20/10/2015 às 00:00

Para marcar o Dia Mundial da Alimentação Saudável, comemorado em 16 de outubro, a equipe de Nutrição e Alimentação Escolar realizou palestras de orientação na Escola Municipal Geraldo Casagrande, falando de diversos aspectos da alimentação saudável para professores e alunos, que participaram atentos.

Setor de Nutrição e Alimentação Escolar

18.900 refeições são servidas nas Escolas Municipais e CMEIs de Piraquara todos os dias, após todo o processo de planejamento de cardápio, distribuição dos alimentos e o preparo. O planejamento começa no segundo semestre do ano anterior, quando a equipe do setor de nutrição e alimentação escolar prepara os cardápios para o próximo ano, para que sejam aprovados pelo conselho municipal de alimentação escolar. São 13 tipos de cardápio que atendem Educação Fundamental, CMEIs, EJA, berçário, Educação Especial, CMAIE além de alunos do integral e do Programa Mais Educação.

Patrícia Arantes da Luz , chefe do Setor de Nutrição e Alimentação Escolar, explica como funciona: "no cardápio nós priorizamos a agricultura familiar onde 30% do recurso que vem do Governo Federal é direcionado para essa agricultura. Nós incluímos alimentos saudáveis, integrais, temperos, ervas, para que se tenha um cardápio saudável e que as crianças possam gostar também. Os produtos são testados, são feitos testes de aceitabilidade onde se pesa os restos, as sobras, para avaliar se as preparações estão sendo aceitas ou quando é necessário fazer alguma alteração.

O próximo passo é a lista de compras para o ano, assim como a organização de  processos de licitação. As compras são divididas em sete áreas: hortifruti, carnes, pães, perecíveis, semiperecíveis, agricultura familiar e agricultura convencional. O investimento anual em alimentação escolar é de R$ 2, 1 milhões, sendo R$ 1 milhão em recursos próprios.

Desde 2014 o setor de alimentação escolar está em um novo espaço, adequado para a separação e armazenamento dos alimentos, além de ter área externa que comporta vários caminhões para entrega. os fornecedores fazem a entrega e a equipe separa para cada unidade escolar, conforme o cardápio, para o período de 15 dias. Os perecíveis passam pelo setor para conferência da equipe de nutrição e são entregues diretamente nas escolas. As remessas são enviadas com o cardápio para o período.

As merendeiras recebem cursos de formação e para aprimoramento de seu trabalho todos os anos, tratando de temas como higiene, boas práticas de manipulação de alimentos, reaproveitamento e técnicas para preparos mais saudáveis. Os cursos são realizados pela Secretaria de Educação ou através de parcerias, como por exemplo o Programa Cozinha Brasil do SESI.

Os cardápios e as instruções às merendeiras são feitos com o objetivo de fornecer uma alimentação de qualidade aos alunos. "É importante que eles aprendam a ter uma alimentação de qualidade, saudável, temos como objetivo reduzir os índices de obesidade e sobrepeso e também atender as crianças que têm necessidades nutricionais", diz a nutricionista Patrícia.

Não são preparados alimentos fritos, doces mais calóricos como biscoitos, arroz doce ou flocos açucarados são preparados somente uma vez por semana. Existem ainda adaptações para alunos que têm necessidades especiais de nutrição, alergia ou intolerância a alimentos. As equipes da merenda nas unidades de ensino enviam relatórios ao setor de alimentação escolar, constando os alimentos que ainda existem em estoque e o número de refeições servidas a cada dia, para que não haja desperdício.

Todo este trabalho, que envolve mais de 100 pessoas direta e indiretamente na Secretaria de Educação de Piraquara, que passa por planejamento e esforço diário, tem como resultado o sorriso no rosto de cada aluno, que se sente satisfeito ao ser servido de alimentos feitos com tanta dedicação e carinho.

Veja aqui as fotos da palestra na Escola Municipal Geraldo Casagrande

Veja aqui um vídeo especial sobre a Alimentação Escolar