Desfile Cívico da Independência do Brasil volta a reunir o público em Piraquara

Publicado em 06/09/2023 às 15:23

Na manhã desta quarta-feira, dia 06 de setembro, o público piraquarense se reuniu em frente à Prefeitura de Piraquara, para prestigiar o Desfile Cívico em comemoração ao ducentésimo primeiro ano da Independência do Brasil, celebrado em 7 de setembro.

Nem o frio espantou os espectadores que acompanharam a passagem de mais de 40 blocos, entre civis e militares, o desfile deste ano marcou o retorno do evento, que não acontecia desde 2019, em virtude da pandemia e de condições climáticas.

Com o objetivo de aprimorar a organização, a prefeitura instituiu um regulamento e abriu a possibilidade de diferentes instituições participarem. Além do tradicional desfile dos alunos, nesta edição o desfile contou com a participação de secretarias municipais, conselhos municipais e serviços terceirizados.

Já o desfile militar contou com a Banda de Música da 5ª Divisão do Exército, o 29º Batalhão da Polícia Militar- 29º BPM, Batalhão de Polícias Especiais - BOPE, 6º Grupamento de Bombeiros, Força Verde, Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo – CINDACTA II, 5º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado 5º GACAP – Quartel do Boqueirão, Polícia Penal do Paraná – DEPEN e a Guarda Municipal de Quatro Barras – GMQB.

O Prefeito Josimar compôs o palco de autoridades e destacou a importância do evento “Depois de alguns anos sem ocorrer, em razão da pandemia e condições climáticas, conseguimos novamente reunir nossos alunos, familiares, grupos diversos e corporações militares para retomar essa tradicional manifestação de civismo e homenagem à Pátria da nossa cidade. Agradeço a todos os participantes e envolvidos na viabilização desse momento”, ressaltou.

Também prestigiaram o desfile a Primeira Dama e Secretária de Desenvolvimento Econômico Creusa Fróes, o Vice-Prefeito Rivas, o Comandante do 29º BPM, Tenente Coronel Gil Alessandro Zwir, o Comandante do Corpo de Bombeiros de Piraquara, Tenente Davi Silva, o Presidente da Câmara de Piraquara, Valmir Soares, Nanico, os vereadores, Amilton Lima, Cícero, Eugênio, Guanair, Professor Pedro, o Padre Rafael Fucks,  além dos secretários e servidores municipais.