Desfile Cívico reuniu milhares de pessoas em Piraquara

Publicado em 08/09/2014 às 00:00

Milhares de pessoas acompanharam no último sábado (6) o Desfile Cívico – Militar de Piraquara, em alusão a Independência do Brasil, celebrada no dia 07 de Setembro. A tradicional manifestação de civismo do município, que foi retomada em 2013, ocorreu na Avenida Getúlio Vargas e reuniu aproximadamente três mil pessoas entre público e participantes.

A realização do desfile mobilizou um grande número de servidores, de diversas secretarias municipais, e um esquema de bloqueio especial na região central. No início da manhã começaram a chegar os primeiros participantes, que aos poucos se tornaram centenas no local da concentração. O tempo bom contribui para a grande presença do público, que lotou os dois lados da avenida.

Na abertura do evento a Banda Municipal Atílio Zeni e o Coral Mananciais da Serra executaram os hinos. Após o pronunciamento das autoridades, a Fanfarra Treme Terra, do Colégio Estadual João Batista Vera, abriu o desfile e foi responsável por ditar o ritmo durante todo o evento. A APAE de Piraquara e a Escola Municipal Especial Cristiane Pampuch mais uma vez abrilhantaram a participação das instituições de ensino, e emocionaram o público com a alegria e a superação de seus alunos.

Ao todo passaram pela avenida 37 alas, entre escolas municipais, estaduais e particulares, fanfarras, grupos de escoteiros, melhor idade, ginástica, folclórico, projetos esportivos da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, projetos sociais, representantes da RAPIPAR com apresentação de falcoaria, e servidores do Departamento de Segurança Pública e Patrimonial - DESPP.

O encerramento ocorreu com o Desfile Militar, composto pelo 5º GAC AP - Grupo Salomão da Rocha, e o 20° Batalhão de Infantaria Blindado que representaram o Exército Brasileiro, Batalhão de Polícia de Guarda, 6° Grupamento de Bombeiros, e o Regimento de Polícia Montada da Polícia Militar do Paraná, além da frota de viaturas diversas utilizadas pelas corporações.

População festeja o resgate do evento.

O grande público que compareceu na avenida festejou a realização do evento. Para o morador da Vila Susi, Ivan Rafael Bueno de Oliveira, que prestigiou o evento com toda a família, a comemoração da Independência do Brasil é muito importante. “Acho muito importante a comemoração do dia 07 de Setembro. Foi muito bonito ver o trabalho das escolas, da prefeitura, e de todos envolvidos no desfile”, destacou.

A moradora do bairro Cohapar, Sueli Bertolli de Lima, também participou do evento com toda a família. “O tempo estava bonito e a gente gostou muito do desfile”, destacou. Já a professora da Escola Guilherme Ribeiro, Jocimara Maria de Lima, aproveitou o dia de folga para prestigiar os alunos e as colegas da unidade de ensino. “Todos estão de parabéns, pois estava muito bonito e ocorreu tudo certo. Quem veio ficou bem contente”, finalizou.

O Prefeito de Piraquara, Marcus Tesserolli, o Marquinhos, agradeceu a participação de todos, e comemorou a grande presença da população. “Só temos que agradecer a participação de todos, e da nossa comunidade que se fez presente em grande número. Um dos nossos objetivos é resgatar o orgulho e a alegria do piraquarense em morar aqui em Piraquara. Por isso tomamos algumas medidas, como a retomada do Desfile Cívico para trazer a população novamente para a rua”, ressaltou.

CONFIRA AS FOTOS