DER-PR licita nova iluminação para Rodovia João Leopoldo Jacomel

Publicado em 08/09/2021 às 00:00

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná DER-PR publicou edital para licitar a manutenção da iluminação pública da Rodovia Deputado João Leopoldo Jacomel - PR-415, nos municípios de Piraquara e Pinhais. O projeto prevê a instalação de novos postes, alteração da rede elétrica subterrânea para rede aérea, substituição de todos dispositivos danificados e instalação de novos equipamentos.

O Prefeito de Piraquara, Josimar Fróes, comemorou a publicação do edital para contratação da empresa que executará os serviços. “É uma demanda urgente da população que aguarda pela iluminação integral da rodovia desde a entrega da obra. Agradeço o Governo do Estado por atender essa solicitação que levamos e que o município já aguarda há algum tempo”, destacou.

Em março e agosto deste ano, o Prefeito, Josimar Fróes, foi recebido pelo Secretário de Secretário de Estado da Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, o Diretor de DER-PR, Fernando Furiatti, para tratar sobre o assunto. Ele foi acompanhado do Diretor Geral da Paraná Edificações - PRED, Marcus Tesserolli, além do Presidente da Câmara de Piraquara, Valmir Nanico, e os vereadores Cícero e Vandinho, que representaram o legislativo municipal na ocasião.

O prazo de execução, após licitação e assinatura do contrato, será de 120 dias (4 meses). “Os serviços serão realizados com agilidade, sem grandes intervenções na pista ou faixa de domínio, inclusive utilizando método não-destrutivo quando for o caso”, explicou o Diretor Geral do DER/PR, Fernando Furiatti. “Com a nova rede elétrica aérea vamos evitar os problemas anteriores, com o cabeamento seguro e fora do alcance”.

FURTO – A iluminação central da Rodovia Deputado João Leopoldo Jacomel foi alvo de vandalismo e furto de fiação elétrica desde sua implantação na obra de duplicação do trecho. Ela foi executada utilizando rede subterrânea, uma solução que visa proteger os cabos de energia da ação do clima, mas que neste caso tornou-os vulneráveis à depredação e furto.

MAIS INFORMAÇÕES NO SITE DO DER-PR

Texto com informações da Agência de Notícias do Paraná