Curso de Formação de Soldados em Piraquara recebe 61 novos alunos

Publicado em 21/11/2013 às 00:00

Nesta quarta (20), 61 novos alunos participaram da aula inaugural do curso de formação da Polícia Militar em Piraquara. Esta turma está entre os 2.433 novos policiais e bombeiros militares incorporados às forças de segurança do Paraná na última segunda (18), chamados do último concurso realizado. A solenidade da aula inaugural da turma que realizará o curso no Batalhão da Polícia de Guarda (BPGd) de Piraquara aconteceu na Câmara Municipal, com a participação de amigos, familiares, vereadores e representantes da Prefeitura.

Da turma de novos alunos, 16 são mulheres. Estes alunos tiveram a oportunidade de escolher, conforme sua classificação, o lugar onde gostariam de realizar a formação. No currículo do curso, estão técnica, prática, legislação, e direitos humanos, além de atividades acadêmicas científicas e culturais, comunicação, marketing, marketing pessoal e trabalho comunitário. No total, são 1.555 horas de curso, realizadas em nove meses.

O Major QOPM Wilson Rogério Valla, comandante geral do BPGd Piraquara, deu as boas vindas aos alunos, e disse: “vocês iniciam uma nova fase da vida, uma nova carreira. Haverão momentos felizes e dificuldades, mas ser policial é ser de coração, é preciso se dedicar de corpo e alma à corporação”. Ele falou ainda das cobranças durante a fase de formação, e que depois, quando estiverem atuando na profissão, os novos PMs irão entender todo o processo. Além disso, é importante saberem que como policiais estão representando o Estado e trabalhando pela comunidade. Marcelo Alcine, diretor do Departamento de Fiscalização Urbana e Ambiental da Prefeitura de Piraquara, representando o prefeito Marcus Tesserolli, desejou as boas vindas e falou que “a vinda do BPGd para Piraquara trouxe muitos benefícios para a cidade, e esperamos que essa formação passe logo para que em breve mais esta turma esteja ajudando a população”. O presidente da Câmara, Erondi Lopes, também falou da vinda do BPGd, e que “hoje temos policiais nas ruas e somos gratos por isso”. E para os iniciantes, uma mensagem: “vocês inauguram hoje uma carreira sólida, honrada, um trabalho que ajuda a população e principalmente salva vidas”.

Os novos policiais que se apresentaram ao governo nesta semana, que pertencem aos 1º e 6º Comandos Regionais da PM e irão atuar em Curitiba, São José dos Pinhais, Paranaguá, Colombo e Piraquara. Os pertencentes ao 4º CRPM vão atuar em Ponta Grossa, Lapa, Guarapuava, Irati, União da Vitória e Telêmaco Borba.

Veja as fotos da aula inaugural.