CTA promoveu formação sobre os testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite B e C

Publicado em 27/04/2017 às 00:00

Nos dias 24, 25 e 26 de abril, o CTA de Piraquara promoveu uma formação sobre os testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite B e C para enfermeiros, técnicos e auxiliares em enfermagem da rede municipal de saúde. O aprimoramento contou com a presença de 28 servidores e ocorreu na Sede do Sindicato dos Servidores Públicos de Piraquara.

O objetivo foi aperfeiçoar as técnicas de detecção das doenças, a fim de fazer um diagnóstico rápido e preciso que agiliza o tratamento. A capacitação faz parte de um conjunto de ações realizadas para a prevenção e diminuição da incidência dos casos no município.

O conteúdo teórico foi ministrado pela Dra. Francine Teixeira, infectologista do CTA de Piraquara, e pela Dra. Claudia Alexandra Pontes Ivantes, infectologista da Prefeitura de Curitiba. Já a parte prática foi passada pelos enfermeiros multiplicadores do Governo do Estado.

Os exames estarão disponíveis a partir de maio nas unidades de saúde do município. O diagnóstico é realizado em vinte minutos, com 98,9% de especificidade e o paciente poderá ser encaminhado para o tratamento em casos de confirmação de doença.