Notícia

Conferência Municipal de Meio Ambiente de Piraquara discutiu políticas de proteção da água

Publicado em 26/03/2015 às 00:00

A Prefeitura de Piraquara, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo, realizou nesta quarta feira (25) a III Conferência Municipal de Meio Ambiente. Alusiva ao Dia Mundial da Água, o evento reuniu diversos setores do Poder Público, sociedade civil organizada e a comunidade para debater políticas públicas voltadas principalmente à preservação do potencial hídrico do município.

Durante a abertura o Prefeito de Piraquara, Marcus Tesserolli, destacou a realização da conferência e o envolvimento da comunidade no cuidado com o meio ambiente. “O dever de preservar o meio ambiente passa pelo Poder Público, mas também é necessária a colaboração e principalmente a participação da população nessa responsabilidade”, enfatizou o prefeito Marquinhos.

A temática principal da III Conferência Municipal do Meio Ambiente foi o PSA – Pagamento por Serviços Ambientais. “A intenção foi apresentar e aprofundar a discussão referente ao PSA e principalmente sobre o modelo que está sendo implantado em Piraquara por meio do Programa Manancial Vivo. Queremos ressaltar a importância do projeto para a preservação das áreas produtoras de água no município”, explicou a Secretária de Meio Ambiente e Urbanismo, Raquel Sizanoski.  

Após a abertura com a presença de diversas autoridades, a manhã foi reservada para a apresentação do documentário PSA New York, em seguida ocorreram as palestras; “Mananciais de abastecimento público – área estratégica para a gestão de recursos hídricos” com o geógrafo doutorando da UFPR, Rodrigo Marcos Souza, “Histórico do PSA no Paraná” com a coordenadora de Biodiversidade da SEMA, Sueli Otta, e a apresentação do PSA da Bacia do Rio Piraquara – Projeto Manancial Vivo.

O período da tarde foi aberto com a palestra “Benefícios do PSA” ministrada pela oceanógrafa, Carolina Ximenes, da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, e a bióloga, Elenise Angelotti B Sipinki, da Sociedade Protetora da Vida Silvestre e Educação Ambiental – SPVS. Também foram formados os grupos para a discussão dos eixos temáticos e elaboração de propostas, e ainda ocorreu a homologação do Conselho Municipal de Meio Ambiente.

Confira as fotos

Participação

Além da comunidade em geral, proprietários de áreas na Bacia do Rio Piraquara, servidores de diversas secretarias, estiveram presentes no evento o representante do BPGD, Capitão Claudio Arthur dos Santos, o Promotor de Justiça da 3ª Promotoria de Justiça, Marco Aurélio Romagnoli Tavares, representante da SPVS, Betina Bruel, a representante da Fundação Boticário de Proteção à Natureza, Carolina Ximenes, a primeira dama de Piraquara, Ana Mazon Tesserolli, vereadores e secretários municipais.

Projeto Manancial Vivo

O projeto foi desenvolvido por meio da parceria entre a Prefeitura de Piraquara, SPVS e Fundação Boticário de Proteção a Natureza.  O objetivo principal no Projeto Manancial Vivo é estimular proprietários a realizarem boas práticas de conservação das áreas naturais, bem como o manejo adequado das áreas produtivas. A intenção é conciliar a conservação da natureza, a agropecuária e o turismo.

A Bacia do Rio Piraquara foi escolhida para o desenvolvimento do projeto em virtude da sua importância para o abastecimento de água e por abrigar remanescentes florestais conservados. Os técnicos da SPVS e da Secretaria do Meio Ambiente e Urbanismo visitam as propriedades, avaliam as condições ambientais e fazem orientações sobre o manejo correto da vegetação e o uso do solo.

Desta forma, a Prefeitura terá um cadastro dos proprietários interessados e aptos em participar do projeto e receber uma compensação financeira por Serviços Ambientais (PSA). A ação prevê a premiação monetária dos proprietários de áreas naturais que possuem boas práticas ambientais, com o propósito de garantir a preservação da floresta, da água e da biodiversidade no município de Piraquara.