Conferência Livre prepara para a Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente em Piraquara

Publicado em 04/05/2015 às 00:00

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do/a Adolescente – CMDCA de Piraquara realizou na última terça, 28, a Conferência Livre dos Direitos da Criança e do/a Adolescente como uma preparação para a X Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do/a Adolescente, que acontecerá nos dias 07 e 08 de Maio, com o tema 'Política e Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes – Fortalecendo os Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente'.

A Conferência livre aconteceu na Vila da Cidadania e contou com a presença de crianças e adolescentes de Escolas Municipais, Colégios Estaduais, Equipamentos da Secretaria Municipal de Assistência Social (CRAS, CREAS, CISA e Centro da Juventude), e Centro de Socioeducação São Francisco. O objetivo da Conferência Livre foi mobilizar e articular as crianças e adolescentes quanto ao Estatuto da Criança e do Adolescente no contexto da X Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do/a Adolescente.

O CMDCA agradeceu ao Diretor Lucio Sérgio Ferracin,​ da Vila da Cidadania, por ceder o espaço e estrutura para a realização da Conferência Livre, assim como a disposição e empenho de todos os professores que participaram da condução dos trabalhos. Para a professora Daiane Stolberg “a Conferência Livre dos Direitos das Crianças e Adolescentes foi muito proveitosa, é bom saber que temos em nossa comunidade crianças e adolescentes que lutam pelos seus direitos”.

O Presidente do CMDCA, Uilson José Gonçalves Araujo, enalteceu a participação das crianças e adolescentes na Conferência Livre e ressaltou que “este momento é de extrema importância para o Município, pois é oportunizado aos Delegados Crianças e Adolescentes da X Conferência Municipal uma Pré-Conferência para prepará-los quanto às discussões da Conferência Municipal, e para que se percebam enquanto protagonistas da Política para crianças e adolescentes nos níveis municipais, estaduais e nacional”.

Os adolescentes que participaram da Conferência Livre deram depoimentos bastante positivos. Para Leonardo Kuchma Rosa, representante do CRAS Guarituba, “foi um momento onde se discutiu sobre algo importante,  foi discutido sobre os eixos do Plano Decenal e descobri várias coisas sobre os direitos da Criança e do adolescente”. Ana Cristina Gomes de Souza, representante do CISA Macedo, disse que “a Conferência livre foi muito interessante, divertida e informativa. Gostei bastante e sai com bastante conhecimento. Valeu a pena ter ido”.

Três adolescentes do CENSE São Francisco também deixaram seu depoimento. Um deles disse que “os assuntos tratados na Conferência Livre foram fundamentais para entendermos não apenas os nossos direitos, mas também nossas obrigações. Achei interessante o debate onde expusemos nossas dúvidas e colocamos na ‘mesa’ como funciona uma Unidade Socioeducativa”. Para outro participante, “a Conferência Livre foi muito importante para ser feito um resumo do que vai ser tratado na X Conferência Municipal, pois me passou uma super visão, porque eu não tinha o conhecimento de todos os direitos que existiam a meu favor. Apesar de ser a primeira vez, eu fiquei sabendo de coisas que nem mesmo imaginava, e isso me ensinou coisas que irei levar para toda minha vida. São coisas importantes que em meu ponto de vista todos os adolescentes e jovens deveriam saber, mas não sabem e isto é uma pena por se tratar de seus próprios direitos”. Por fim, outro deles disse que “a Conferência Livre foi importante para termos noção dos assuntos que serão tratados na X Conferência, nos dias 07 e 08 de maio. Parabenizo todos os organizadores da Conferência Livre, professores e toda Equipe da Vila da Cidadania”, finaliza.

FONTE: Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do/a Adolescente

Veja aqui as fotos desta Conferência.