Conferência debate direitos da Criança e do Adolescente em Piraquara

Publicado em 13/05/2015 às 00:00

Na última semana, nos dias 07 e 08 de maio, aconteceu em Piraquara a X Conferência Municipal dos Direitos da Crianças e do Adolescente (CMDCA), no Centro da Juventude. Participaram representantes de diversas entidades governamentais e não governamentais envolvidas com este público e muitos jovens, representando entidades específicas.

Na quinta foi realizada a abertura do evento. O prefeito Marcus Tesserolli esteve presente e disse que "o que a prefeitura deve fazer é cuidar das pessoas. Nós como prefeitura, os profissionais e toda a cidade tem que estar interessada em cuidar de todas as pessoas que moram aqui. E isso ninguém consegue fazer sozinho, precisamos de todos vocês", declara, destacando a importância dos jovens na cidade e o cuidado que se deve ter com eles. Estavam presentes ainda as secretaria municipais de Assistência Social e Saúde, Cristina Maria Rizzi Galerani e Maristela Zanella, respectivamente.

Após as falas, foi feita uma homenagem ao professor Belmiro Valverde Jobim Castor, fundador do Centro Educacional João Paulo II, que atende crianças de baixa renda em contraturno com diversas atividades culturais e educacionais. O grupo de teatro e o coral do Centro realizaram uma apresentação.

Na sexta aconteceram diversos debates e os encaminhamentos, além Eleição dos Delegados/as Não-Governamentais, dos/as Delegados/as para a Conferência Regional e apresentação da nova gestão dos/as Conselheiros/as do CMDCA. Foi feita ainda a apresentação do Plano Decenal de Atendimento Socioeducativo 2015 - 2024. Segundo Uílson José, presidente do Conselho, foi deliberado na Conferência a criação de um Comitê Intersetorial que acompanhará a implementação do Plano Decenal no Município.

A posse da nova Gestão do CMDCA será no dia 11 de Junho de 2015.