Conferência de Segurança Alimentar e Nutricional debate temas importantes em Piraquara

Publicado em 30/06/2015 às 00:00

Na última sexta, dia 26 de junho, aconteceu em Piraquara a 1ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional com palestras, debates e a eleição do Conselho Municipal. Com base nas orientações nacionais, o evento foi organizado por uma Comissão, que já debatia o assunto há pelo menos dois anos. Com o tema 'Comida de verdade no campo e na cidade: por direitos e soberania alimentar', o objetivo foi debater e definir estratégias políticas de segurança alimentar e nutricional para o município. Patrícia Arantes da Luz, chefe do Setor de Nutrição e Alimentação Escolar da Secretaria de Educação, fala da importância do evento: "o tema e a discussão que estamos fazendo vem de encontro às necessidades do município quanto à produção de alimentos orgânicos, ou seja, comida de verdade, diferente de muita coisa que se consome com veneno e a produção de forma errada".

Os temas abordados e a participação de diferentes grupos da sociedade, incluindo os produtores locais, traz benefícios no debate sobre a agricultura, alimentação de qualidade, incentivo à produção de orgânicos e até a valorização da água retirada do município. Para Luiz Carlos de Camargo Gonçalves, produtor local, "um debate como esse é fundamental porque trata da questão do alimento verdadeiro, que é aquele que produz a vida, e não aquele que nos causa doença", e completa: "a gente conseguiu trazer pessoas importantes, com conhecimento na área, que falaram inclusive da importância da água do município, que é o nosso principal bem e principal produto". Para ele, "quanto mais mantivermos a mata e não usarmos agrotóxicos, mais qualidade temos na nossa água, e quanto mais limpa ela for, mais podemos exigir a contrapartida, que vai nos auxiliar em vários âmbitos, até como fundo perdido para fomentar a agricultura orgânica", declara o produtor.

A Conferência contou com a exposição dos palestrantes Dr. Saint-Clair, promotor do Ministério Público do Paraná, José Marfi, produtor integrante da AOPA, Julio Veiga, técnico da Emater e produtor, e Alfredo Benato, Médico Veterinário. Saint-Clair fez a palestra denominada Magna, fazendo a relação do tema com as perspectivas e desafios a que está exposta a Segurança Alimentar. Os demais palestrantes debateram com a plenária assuntos como a concepção de segurança alimentar e seus desdobramentos no que se refere à produção, política financeira de apoio, comercialização e sustentabilidade.

Durante a Conferência também aconteceram apresentações culturais: Grupo de crianças da Aldeia Guarani Araça-í, Grupo de Dança do CISA Vila Macedo e o Coral Gato na Tuba, da Associação São Roque. À tarde aconteceram ainda trabalhos em grupos para debater os temas, de acordo com Metodologia elaborada anteriormente por comissão.; reunião por segmentos (governamental e não governamental) para indicação dos delegados para compor o COMSEA local e eleição para delegados/as para a Conferência Estadual; plenária para apresentação das propostas dos grupos de trabalho (três por grupo), e aprovação pelos/as delegados/as; apresentação e aprovação dos nomes para composição de Conselho de Segurança Alimentar de Piraquara; aprovação das moções apresentadas pelos/as delegados/as. O Relatório final do evento será encaminhado ao Escritório Regional para compor os trabalhos da Conferência Estadual.

A formação do conselho também é considerada um avanço na área. Conforme explica Patrícia, "com a constituição do Conselho nós poderemos constituir a Câmara Intermunicipal de Segurança Alimentar e Nutricional, que vai garantir que as ações sejam realmente efetivadas, além de podermos aderir ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional e aos programas do Governo Federal".

Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Piraquara

Conselheiros/as não governamentais (sociedade civil):

1- Movimento Sindical, de Empregados e Patronal, Urbano e Rural

- Titular: Claudete Teresinha Pereira - APMP

- Suplente: Marta Konhisk Silveira - SINDISEMUP

2 - Associação de Classes Profissionais e Empresariais

- Titular: Luiz Francisco Folck da Costa – Associação Trento Transforma

- Suplente:a ser indicado pela Associação Trento Transforma

3 - Instituições Religiosas de diferentes expressões de Fé

- Titulares: Élio Moreira Santos – APAMEP

- Suplente: Emerson Fabiano Gomes da Silva - APAMEP

4 - Instituições Religiosas de diferentes expressões de Fé

- Titulares: Annegret Rinklin Reikdal – Igreja Evangélica

- Suplente: Neivo  João  Bertuzze – Igreja Evangélica

5 – Movimentos Populares Organizados

- Titular: Luiz Carlos de Camargo Gonçalves – Associação Rural Roça Nova

- Suplente: a ser indicado pela UPAM

6 - Movimentos Populares Organizados

- Titular:Terezinha de Lima Cubas – Associação de Moradores Vila Franca (UPAM)

- Suplente: a ser indicado pela UPAM

SUPLENTES:

1. A Ser indicado pela SANEPAR
  2. A Ser indicado pela EMATER

Veja aqui as fotos da Conferência.