Comissão discute retorno das aulas na Rede Municipal de Ensino de Piraquara

Publicado em 01/02/2021 às 00:00

Na manhã da última quarta-feira, dia 27 de janeiro, a Comissão Municipal de Gerenciamento da Pandemia da COVID-19 da Educação Escolar Pública de Piraquara, se reuniu na Sede da Secretaria Municipal de Educação para discutir o cronograma e o protocolo sanitário de retorno às aulas na Rede Municipal de Ensino.

De acordo com o Calendário Escolar, homologado para o ano letivo de 2021, as aulas iniciam no dia 04 de fevereiro de forma remota. A previsão do retorno das aulas presenciais de forma híbrida, com parte dos alunos realizando as atividades em casa e parte tendo aulas com os professores no ensino presencial, está prevista para o mês de março, a depender da situação epidemiológica no município.

As instituições irão comunicar as datas para retiradas dos cadernos pedagógicos nas Escolas e CMEIs. O retorno híbrido está regulamentado por meio do Decreto Estadual nº 6637/2020, de 20 de janeiro de 2021 e Relatório Geral de Fiscalização nº 127/2020, do Tribunal de Contas do Estado do Paraná.

A Secretária Municipal de Educação, Loireci Dalmolim de Oliveira, destaca que todas as medidas e cuidados, estão sendo tomados, para o retorno em segurança dos professores, servidores, crianças e estudantes. “Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde planejamos a retomada das atividades. A Secretaria de Educação vai respeitar a opção dos pais de enviar ou não as crianças para a escola, mas pedimos aos pais que confiem nas instituições de seus filhos e na organização que estamos providenciando” afirmou a Secretária.

As famílias poderão optar pela participação ou não dos estudantes nas aulas presenciais, mediante um termo de autorização e compromisso, no qual assume a responsabilidade de comunicar a direção sobre a condição de saúde das crianças, e também se tiveram contato com alguém com resultado positivo para o coronavírus. Entre as medidas adotadas para o retorno das aulas, está a reorganização dos espaços e orientação de limpeza geral e higienização dos locais.

Compõem a Comissão Municipal de Gerenciamento da Pandemia da COVID-19 da Educação Escolar Pública de Piraquara: Representantes das Secretarias Municipais de Educação, Saúde, Administração, Assistência Social, Planejamento e Coordenação Geral, Trabalhadores da Educação, Conselhos da Educação, representante das escolas da rede privada, Conselho Tutelar, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Coordenação Pedagógica, Direção, Associação dos Professores Municipais, Representantes de Pais e Mães e Câmara Municipal de Vereadores.