Comemorações dos 124 anos de Piraquara ocorrem neste final de semana

Publicado em 22/01/2014 às 00:00

No próximo dia 29 de janeiro Piraquara vai completar 124 anos de idade. O município que possui um dos maiores potenciais hídricos do Paraná e que guarda as nascentes do Iguaçu vai comemorar mais um ano de história com diversas atrações durante este final de semana.

As comemorações tiveram início no último domingo (19), com a 1ª Remada de Aniversário de Piraquara. O evento na Barragem Piraquara II retomou a prática esportiva nos reservatórios de água do município e reuniu participantes de Piraquara, Curitiba, Pinhais, Campina Grande do Sul, Campo Largo e Balsa Nova.

Neste sábado, dia 25 de janeiro, vai ocorrer a Tarde de Recreação e Apresentações Artísticas. Durante toda a tarde o estacionamento da Prefeitura vai ser palco de atividades de recreação, apresentações artísticas, esportivas e culturais de artista locais. Uma ampla estrutura vai ser montada para receber a comunidade.

Já no domingo, dia 26, acontece a 10ª Cavalgada de Aniversário. O tradicional evento, que a cada edição reúne mais participantes, terá um trajeto inédito de 20 quilômetros, onde além das estradas rurais os participantes vão cavalgar por trilhas em contato direto com a natureza. A concentração e largada será no Centro de Informações Turísticas, e a chegada no Parque Trentino, com um delicioso almoço e sorteio de brindes.

Piraquara 124 anos

Localizada em uma posição geográfica privilegiada e diferenciada, a 22 quilômetros de Curitiba, Piraquara constitui o maior manancial de abastecimento público do Paraná, responsável por fornecer água para 50% da população da Capital e região. O município abriga as Barragens Piraquara I e II, que fazem parte do sistema integrado de abastecimento de água e garantem o fornecimento para mais de três milhões de habitantes.

Devido a toda sua riqueza hídrica e à enorme quantidade de nascentes que possui, Piraquara tem a maior parte do território decretado como área de proteção ambiental, o que limita o desenvolvimento industrial do município e obriga a administração pública a buscar outros meios para geração de receita. Atualmente o município conta com o ICMS Ecológico que corresponde a 20% da arrecadação municipal.

Uma das alternativas encontradas é o desenvolvimento e a exploração do turismo sustentável. No município existem diversos empreendimentos turísticos entre atrativos arquitetônicos, históricos, naturais e culturais; produtores agroartesanais; haras; pousadas; restaurantes e pesque-pagues. Destaque para a Agroindústria – Villa do Colono, Área do Carvalho, Morro do Canal, Mananciais da Serra, Festa do Carneiro, entre outras opções turísticas.

Confira a programação do final de semana:

TARDE DE RECREAÇÃO E APRESENTAÇÕES ARTÍSTICAS

Local: Estacionamento da Prefeitura de Piraquara

A partir das 14h

Avenida Getúlio Vargas N° 1990

10º CAVALGADA DE ANIVERSÁRIO

Local: Concentração às 8h no Centro de Informações Turísticas (próximo à antiga Estação Ferroviária)

9h – Início da Cavalgada

12h - Chegada ao Parque Trentino

12h30 – Almoço para os Cavaleiros

Obs. Churrasco e bebida serão comercializados