Chuva não espantou os ciclistas do "Pedalando e Conhecendo Piraquara"

Publicado em 22/07/2013 às 00:00

O clima na manhã deste domingo (21) não era o propício para um passeio de bicicleta, mas nem mesmo a chuva e o frio intimidaram um grupo de aventureiros que participou da terceira etapa do “Pedalando e Conhecendo Piraquara”. A Etapa Barragem do Cayuguava registrou uma adesão mais tímida, comparada com as anteriores, mas nem por isso menos animada, e com a participação especial da Polícia Militar do município, que comemorou os 159 anos da corporação.

A saída prevista para as 09h foi atrasada em 30 minutos, em virtude da chuva que insistia em cair. As 09h30 o comboio composto por grupos, famílias e amigos ciclistas iniciou o passeio rumo aos Mananciais da Serra de Piraquara, escoltados por duas viaturas da Polícia Militar e as equipes de apoio da Prefeitura. As 10h o grupo chegou ao primeiro ponto de parada na Vila do Colono, onde os participantes foram agraciados por um raro momento de sol registrado no domingo.

Após o descanso e pausa para a hidratação, os ciclistas seguiram em direção a barragem, e nem mesmo uma árvore que bloqueou a rua, derrubada pela forte chuva que atingiu o município na madrugada de sábado, foi obstáculo para quem já tinha saído de casa embaixo de chuva e frio para participar do passeio. Após 13 quilômetros percorridos o comboio chegou ao Centro de Educação Ambiental Mananciais da Serra – CEAM. No final os participantes puderam conhecer o Mirante, e apreciar a belíssima paisagem do reservatório de água construído em 1979.

Para a ciclista Cristiane Bodnar, que participou pela primeira vez da pedalada de Piraquara com um grupo de Curitiba, a organização é um diferencial do passeio. “Foi uma mega aventura, pois acordamos cedo e decidimos ir em cima da hora por causa da chuva. Achamos tudo muito organizado, tanto na divulgação, na parte da estrutura, como no apoio da Polícia Militar, sem falar nas paradas onde encontramos tudo bem limpo”, comentou.

O piraquarense João Marques Saldanha, que participou de todas as etapas do Pedelando e Conhecendo Piraquara, considera o projeto uma atividade saudável para toda a família. “Isso é muito bom para a saúde das pessoas, e sempre que possível estamos participando com a esposa e os dois filhos. Também estamos chamando os amigos para conhecer os belíssimos lugares de Piraquara”, destacou.

159 Anos da Polícia Militar

A novidade nesta etapa foi a parceria com a Polícia Militar de Piraquara, que participou em conjunto da pedalada, em comemoração aos 159 anos da corporação. O Major Kister, do BPGD, ressaltou a parceria com a Prefeitura.  “Queremos agradecer a Prefeitura de Piraquara, que está de parabéns trazendo a população para a prática de esportes, e que nos possibilitou fazer esse grande passeio em conjunto, comemorando os 159 anos de existência da Polícia Militar.

Pedalando e conhecendo Piraquara

O ‘Pedalando e conhecendo Piraquara’, tem como objetivo fomentar o turismo do município, que possui um rico patrimônio natural e histórico. A cada etapa um trajeto inédito proporciona um novo passeio, em locais que apresentam características diferentes. O projeto desenvolvido pelo Departamento de Turismo já passou pelas pedreiras, caminho do Roça Nova, e neste domingo visitou um dos principais pontos turísticos do município, a Barragem do Cayuguava, também conhecida como Piraquara I.

A próxima etapa do Pedalando e Conhecendo Piraquara será a dos “Mananciais da Serra”, no dia 25 de agosto.

Confiras as fotos

Confira o vídeo da terceira etapa